ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA AO ENSINO ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Adriana Justin Cerveira Kampff

Resumo


Os debates sobre o uso de TICs para a educação e a modalidade a distância tornaram-se mais frequentes e ganharam destaque no meio acadêmico, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus nas formas de organização da sociedade. Com o objetivo de minimizar os impactos negativos do distanciamento social, foi proposto um curso de curta duração online aos alunos de graduação em Engenharia de Produção. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar as percepções dos alunos e da professora ministrante do curso quanto à abordagem e aos recursos tecnológicos utilizados, por meio de um estudo de caso qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que apresentou Alpha de Cronbach de 0,74, sendo considerado confiável quanto aos resultados apresentados. Para a realização do curso, adaptou-se a abordagem da sala de aula invertida ao Ensino online, com o uso de recursos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), vídeos, chats e web conferência, sendo os últimos dois recursos síncronos, o que possibilitou acompanhamento e interação com os estudantes também em tempo real. Estes mostraram-se eficazes, conforme avaliações realizadas pelos alunos sobre o curso e da percepção da professora ministrante. Espera-se que essa experiência possa fomentar mudanças quanto às práticas de ensino quando do retorno às aulas presenciais, de modo que as TICs passem a ser frequentemente utilizadas, apoiadas por metodologias de ensino adequadas.


Palavras-chave


Educação online. Método de ensino. Educação de engenharia. Inovação da educação. Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter