ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA AO ENSINO ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Resumo
Os debates sobre o uso de TICs para a educação e a modalidade a distância tornaram-se mais frequentes e ganharam destaque no meio acadêmico, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus nas formas de organização da sociedade. Com o objetivo de minimizar os impactos negativos do distanciamento social, foi proposto um curso de curta duração online aos alunos de graduação em Engenharia de Produção. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar as percepções dos alunos e da professora ministrante do curso quanto à abordagem e aos recursos tecnológicos utilizados, por meio de um estudo de caso qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que apresentou Alpha de Cronbach de 0,74, sendo considerado confiável quanto aos resultados apresentados. Para a realização do curso, adaptou-se a abordagem da sala de aula invertida ao Ensino online, com o uso de recursos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), vídeos, chats e web conferência, sendo os últimos dois recursos síncronos, o que possibilitou acompanhamento e interação com os estudantes também em tempo real. Estes mostraram-se eficazes, conforme avaliações realizadas pelos alunos sobre o curso e da percepção da professora ministrante. Espera-se que essa experiência possa fomentar mudanças quanto às práticas de ensino quando do retorno às aulas presenciais, de modo que as TICs passem a ser frequentemente utilizadas, apoiadas por metodologias de ensino adequadas.
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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.