GERENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO ORGANIZAÇÃO: UM ENFOQUE NA QUALIDADE

Ricardo Correa de Almeida

Resumo


Este artigo discute a utilização do PDCA na gestão de instituições de ensino com foco no nível superior. Para isso, ampara-se na norma gestão da qualidade ISO 21001:2018, que adota termos específicos do setor de educação em relação. Tanto a norma ISO 9001:2015 como a ISO 21001:2018 utilizam o ciclo PDCA adaptado ao seu sistema de gestão, inclusive nas instituições educacionais. Essa integração visa garantir a melhoria contínua na organização das instituições de ensino e definir como as etapas do ciclo podem auxiliar na resolução desses problemas auxiliando o sistema de gestão. Ao final constatamos que os dois padrões usam a mesma estrutura de alto nível, sendo o PDCA uma das ferramentas que podem ser aplicadas na racionalização dos processos de gestão, principalmente, no planejamento de ações e tomada de decisões. Demonstrou-se que, quando se aplica o ciclo PDCA, há um aproveitamento dos processos com redução de custos e aumento da produtividade.

Palavras-chave


Gestão educacional; PDCA; ISO 21001:2018; ISO 9001:2015

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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