DISCUTINDO ASTRONOMIA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Hermès de Oliveira Machado-Filho

Resumo


A Astronomia é um tema que, atualmente, vem sendo deixado em segundo plano na sala de aula. Ora pela sua abstração científica muito complexa, ora pelo fato do despreparo de profissionais na área de educação no repasse desses assuntos. Tendo em vista ainda que, muitas vezes, o professor tem apenas o livro didático como a fonte principal na sua prática pedagógica, em que caso este livro apresente incoerências e problemas de apresentação do tema, o sujeito que lê sobre o assunto pode reproduzir um conhecimento confuso e muitas vezes falso. Objetiva-se com este estudo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino dos fundamentos de Astronomia, realizada com a turma de pré-concluintes do curso noturno de licenciatura em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, num total de 25 estudantes. Discutiu-se com a turma as dificuldades na apresentação dos temas de Astronomia pelos professores na sala de aula, bem como a problemática na utilização do livro didático como, na maioria das vezes, única ferramenta de acesso a esse conhecimento e fez-se uma análise das resenhas produzidas por estes estudantes. Verifica-se na pesquisa que há uma grande deficiência na abordagem dos temas de Astronomia pelos livros didáticos, indicando tanto um descaso com o tema em relação aos demais assuntos curriculares, quanto uma dificuldade de compreensão no que tange os fenômenos celestiais abordados.


Palavras-chave


Astronomia; Livro Didático; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.