LIMITES E PERSPECTIVAS DE QUEM VOLTA À ESCOLA – ANÁLISE DA SUBJETIVIDADE NAS HISTÓRIAS DE VIDA

Sirlei Rossoni

Resumo


Baseando-se em histórias de vida, provenientes de relatos individuais de alunos e ex-alunos do NEJA, está sendo produzida a pesquisa Limites e perspectivas de quem volta à escola – Análise da subjetividade em história de vida, na qual a abordagem teóricometodológica está sendo inspirada em Peter Burke e
Paulo Freire. O presente artigo concentra-se na apresentação e análise dos relatos de indivíduos que receberam ou estão recebendo a sua formação em nível de Ensino Médio na categoria
EJA, observando-se que entre esses educandos muitos já ingressaram no Ensino Superior e, entre aqueles que ainda freqüentam o Ensino Médio, registra-se um expressivo interesse
em se dirigirem para a Universidade. Assim, a presente
investigação possui como objetivo primordial analisar a história de vida das pessoas que estudaram e estudam no EJA, percebendo a importância de regressar à escola, os desafios enfrentados e os caminhos percorridos.



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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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