CONFLITOS NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E (DES)CONTROLE
Resumo
A violência escolar é um fenômeno que cresce mundialmente e pode ser atribuído a diversos fatores que dilaceram os códigos de convivência e subvertem a civilidade e a ordem do funcionamento da instituição escolar, que além de se responsabilizar pela formação da educação formal do estudante, passa a ter que gerenciar atos indisciplinares mais graves. A questão principal analisada neste artigo no âmbito da violência escolar na capital baiana, é que algumas escolas ao demonstrarem impotência frente ao crescimento deste fenômeno, passam a ter no processo de intermediação da violência a presença de instituições externas ligadas à Segurança Pública. Em Salvador, a evolução da violência escolar, conforme veremos através da análise de dados estatísticos, ao passo que revela as dificuldades das instituições de ensino de lidarem com a situação, apresentam a mobilização participativa de novos agentes externos na gestão dos fatos, a exemplo da Delegacia do Adolescente Infrator – DAI e da Ronda Escolar da Policia Militar, órgãos públicos ligados a Segurança Pública do Estado.
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Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.