DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Altair Alberto Fávero, Marta Marques

Resumo


Pensar a docência universitária implica compreender a responsabilidade do professor universitário como mediador no processo de aprendizagem e formação profissional de seus alunos. Assumir esta responsabilidade exige um processo de formação que qualifique a prática pedagógica no sentido de torna-la eficiente e eficaz quanto aos seus meios e objetivos. O presente ensaio tem por escopo, apresentar algumas perspectivas de formação consideradas essenciais para enfrentar os novos tempos que vive a educação superior. A perspectiva de investigação-ação, teorizada por Zeichner (1987), Kirk (1989), Schön (1987), Elliott (1990), Stenhouse (1984), Pérez Gomes (1998) dentre outros, mostra-se promissora para pensar a docência universitária numa perspectiva de formação interdisciplinar.


Palavras-chave


docência universitária; formação interdisciplinar; investigação-ação.

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Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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