PERCEPÇÕES SOBRE TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO CRUZADA COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO PELO PIBID

LILIAN RODRIGUES, Giovanna Pezarico

Resumo


O presente artigo analisa as percepções sobre tecnologia no espaço escolar a partir da fala de uma dupla de professoras em formação em situação de autoconfrontação cruzada. Utiliza-se dos conceitos de tecnologia baseados em Vieira Pinto (2005) e a relação entre educação e tecnologia presente nos estudos de Bastos (1998), Lima Filho e Queluz (2005), utiliza-se ainda de Lima Filho (2003) no que diz respeito à sociedade de informação. Conclui-se que apesar das continuidades e rupturas vivenciadas pela escola no imaginário tecnológico, o professor deve ser o conhecedor das tecnologias e mediador de novos conhecimentos entre os artefatos tecnológicos e seus alunos, para tanto as formações inicial e continuada devem contemplar as relações entre educação e tecnologia.



Palavras-chave


Tecnologia, Educação, Autoconfrontação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter