PERCEPÇÕES SOBRE TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO CRUZADA COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO PELO PIBID

LILIAN RODRIGUES, Giovanna Pezarico

Resumo


O presente artigo analisa as percepções sobre tecnologia no espaço escolar a partir da fala de uma dupla de professoras em formação em situação de autoconfrontação cruzada. Utiliza-se dos conceitos de tecnologia baseados em Vieira Pinto (2005) e a relação entre educação e tecnologia presente nos estudos de Bastos (1998), Lima Filho e Queluz (2005), utiliza-se ainda de Lima Filho (2003) no que diz respeito à sociedade de informação. Conclui-se que apesar das continuidades e rupturas vivenciadas pela escola no imaginário tecnológico, o professor deve ser o conhecedor das tecnologias e mediador de novos conhecimentos entre os artefatos tecnológicos e seus alunos, para tanto as formações inicial e continuada devem contemplar as relações entre educação e tecnologia.



Palavras-chave


Tecnologia, Educação, Autoconfrontação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter