A ESPISTEMOLOGIA DE PROFESSORES E PROFESSORAS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

Denise de Oliveira Alves, Simone Bianchini Canterle

Resumo


O artigo visa socializar as reflexões suscitadas pela pesquisa intitulada A Epistemologia de Professores e Professoras sobre o Processo de Construção do Conhecimento em Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Partindo do pressuposto de que a concepção epistemológica do(a) professor(a) é fundamental para que compreendamos seu encaminhamento metodológico e toda a sua postura frente aos seus  alunos, objetivou-se conhecer as concepções subjacentes a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa teve como locus uma escola da rede municipal de educação de Santiago/RS, onde foram entrevistadas quatro professoras dos anos iniciais do ensino
fundamental(1ª a 4ª série). Constatou-se que, em ocasião da pesquisa, a concepção das professoras entrevistadas esteve marcada pela contradição, uma vez que suas concepções ora
aprioristas, ora empiristas  não se apresentam suficientemente explicativas dos processos de ensinar e aprender de pessoas com necessidades educacionais especiais.


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Direitos autorais




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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