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EDITAL DE CHAMADA

A Revista de Ciências Humanas (RCH) foi criada em 2000, vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação e sediada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW). Tem por objetivo divulgar a produção científica na área de Ciências Humanas, com foco na Educação, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em contextos educativos.

A RCH é uma publicação eletrônica que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional. Visa a contribuir para a formação do pesquisador da área de Educação cuja base teórica esteja no eixo das Ciências Humanas, por meio da divulgação e disseminação do conhecimento produzido.

A periodicidade da revista foi de 2000, ano de sua criação, até 2016, (fechamento do quadriênio de Avaliação de Stricto Sensu da CAPES), semestral. A partir de 2018 a edição passou a ser quadrimestral.

Finalizando o ano de 2018, estamos com chamada que corresponde ao número 03 do vol. 19, com o seguinte tema:

 

Volume 19, número 03, setembro/dezembro 2018

Dossiê: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR – Set./Dez.: prazo para submissão: 15 de novembro de 2018

Direcionam-se às inovações tecnológicas em diferentes dimensões da educação, como: organização de cursos, currículos, metodologias e avaliação. Análise da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no contexto da Educação Superior e a importância que assumem na formação universitária e na produção de conhecimento. Indagação da especificidade do ensino e aprendizagem nas questões relacionadas à educação: tecnologias, ensino híbrido e o protagonismo dos participantes em cursos com o uso de tecnologias diversas, além do impacto dessas ações na cultura universitária.

A Revista de Ciências Humanas publica artigos de pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolvam investigação na área de Educação, tendo, no ano de 2019, foco os seguintes eixos temáticos:

 


Além disso, também divulgamos as propostas temáticas para as edições de 2019:

 

Revista: Ciências Humanas
Qualis: B4

Volume 20, número 01, janeiro/abril de 2019

Organização: Profa. Dra. Luci Mary Duso Pacheco (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil) e Prof. Dr. Fernando Gonzalez Alonso (Universidad Pontificia de Salamanca - Espanha).

 

Dossiê temático: Ética e Direitos Humanos na Contemporaneidade

 

Nesta edição n°. 01, publicar-se-ão pesquisas acadêmicas que discorrem acerca da Ética e dos Direitos Humanos na contemporaneidade. Compreende-se aqui por ética, inspirando-se em Pedrinho Guareschi (2004), um fenômeno que permeia constantemente o fazer humano. Trata-se, pois, do exercício de uma prática reflexiva diante da moral, do modo como nos relacionamos com as pessoas e conosco mesmos.

Considerando que a questão da Ética permeia o cenário das relações humanas, em especial na ideia de promover reflexão e crítica diante do que está posto, é evidente que a questão dos Direitos Humanos caminha ao encontro desta perspectiva.

Inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), a Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1988) assegura princípios como igualdade de direitos e atenção às diferenças, na ideia de que as pessoas tenham seus direitos garantidos e preservados e que sejam livres de toda e qualquer forma de opressão, violência, desrespeito e violação de tudo o que a elas é de direito para assegurar-lhes saúde, educação, assistência, promoção de cidadania e qualidade de vida.

Na ideia de contemplar tais aspectos no espaço de produção acadêmica, esta edição aceita trabalhos que abordem a questão da Ética e dos Direitos Humanos em seus vários aspectos. Pretende evidenciar, por intermédio de produções variadas, a relação entre tais temáticas e a questão das políticas públicas, das práticas profissionais cotidianas e também de temas transversais em voga no cenário nacional, a exemplo das questões de gênero, preconceito, diversidade, inclusão, meio ambiente, multiculturalismo, minorias, dentre outros.

Assim, pretende-se destacar produções ligadas a: 1) pesquisas empíricas desenvolvidas nos últimos dois anos; 2) revisões bibliográficas; 3) discussões teórico-metodológicas; 6) contribuições de autores acerca do tema em questão. Todos os trabalhos devem ser organizados em artigos científicos, seguindo normas da revista.

 

Referências:

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

 

GUARESCHI, Pedrinho A. Psicologia Social Crítica como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

 

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf>. Acesso em: 09 de set. 2018.

 

Sessão Vária: tema aberto

Sessão Resenhas: obras e ensaios críticos no campo da literatura escritos em 2017 e 2018.

Recebimento de submissões: 15 de dezembro de 2018

Publicação: 15 de janeiro de 2019

Normas para publicação: no site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech

 

Revista: Ciencias Humanas

Qualis: B4

 

Volumen 20 - Número 01, Janeiro/Abril de 2019

 

Organización: Profa. Dra. Luci Mary Duso Pacheco (Universidade Regional Integrada, Brasil) e Prof. Dr. Fernando Gonzalez Alonso (Universidad Pontificia de Salamanca - Spain).

Monográfico: Ética y Derechos Humanos en la Contemporaneidad

En esta edición n°. 01, se publicarán investigaciones académicas que discuten tematicas acerca de la ética y los derechos humanos en la contemporaneidad. Se comprende aquí por ética, siguiendo a Guareschi (2004), un fenómeno que permea constantemente el hacer humano. Se trata, pues, del ejercicio de una práctica reflexiva ante la moral, del modo en que nos relacionamos con las personas y con nosotros mismos.

Considerando que la cuestión de la ética abarca el escenario de las relaciones humanas, en especial en la idea de promover la reflexión y la crítica ante lo que está puesto, es evidente que la cuestión de los derechos humanos camina al encuentro de esta perspectiva.

Teniendo como inspiración la Declaración Universal de los Derechos Humanos (ONU, 1948) y la Constitución de la República Federativa del Brasil (BRASIL, 1988), que asegura principios como la igualdad de derechos y la atención a las diferencias, seguimos la idea de que las personas tengan sus derechos garantizados y preservados y que sean libres de toda forma de opresión, violencia, falta de respeto y violación de todo lo que les corresponde para asegurarles salud, educación, asistencia, promoción de la ciudadanía y calidad de vida.

Para contemplar tales aspectos en el espacio de producción académica, esta edición acepta trabajos que aborden la cuestión de la Ética y de los Derechos Humanos en sus diversos aspectos. Mediante producciones variadas, se pretende evidenciar su relación con las politicas publicas, las prácticas profesionales cotidianas y, tambiém, temas transversales en el escenario nacional, tales como cuestiones de género, prejuícios, diversidad, inclusión, medio ambiente, multiculturalismo, minorías, entre otros.

Así, se pretenden destacar producciones relacionadas a: 1) investigaciones empíricas desarrolladas en los últimos dos años; 2) revisiones bibliográficas; 3) discusiones teórico-metodológicas; 4) contribuciones de autores acerca del tema en cuestión. Todos los trabajos deben ser organizados en formato de artículos científicos, siguiendo las normas de la revista.

Referencias:

BRASIL. Constitución de la República Federativa del Brasil. Brasilia, 1988.

GUATESCHI, Pedrito A. Psicología Social Crítica como práctica de liberación. Porto Alegre: EDIPUCRS 2004.

ONU. Declaración Universal de los Derechos Humanos. Disponible en: <http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf>. Acceso en: 09 de septiembre. 2018

Sesión libre: tema abierto

Sesión Reseñas: obras y ensayos críticos en el campo de las Ciencias Humanas, escritos en 2017 y 2018.

Recibimiento de manuscritos: 15 de Diciembre de 2018

Publicado: 15 de Enero de 2019

Normas para publicación en el sitio de la revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech

 


Revista: Ciências Humanas
Qualis: B4

Volume 20, número 02, maio/agosto de 2019

Organização: Profa. Dra. Lucí T. M. dos Santos Bernardi (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil), Profa. Dra. Nadir Delizoicov (Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Brasil) e Prof. Dr. Jorge Alejandro dos Santos (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Dossiê: Formação de Professores e Interculturalidade

A chamada para artigos sobre o tema Formação de Professores e Intercultural destaca um importante campo de reflexão para educadores e pesquisadores, com vista a problematizar os processos formativos e atender as complexas redes cotidianas do fazer educativo nas quais se movimentam os sujeitos formadores sob a lente da Interculturalidade.

Pensar em interculturalidade implica reconhecer a diversidade cultural como reserva da humanidade, para elaborar um projeto civilizatório alternativo. Esse projeto alternativo é baseado em culturas e visa a criar condições práticas para que cada um possa levar uma vida digna dentro do universo cultural ao qual pertence.

Seu objetivo é, portanto, reunir artigos que contribuam para o avanço do debate que vem sendo produzido no campo educacional, considerando os seguintes eixos que nortearão as propostas:

1) Os processos formativos do professor no contexto da interculturalidade.

2) A problematização das identidades culturais dos educadores.

3) Os desafios colocados no contexto brasileiro e internacional da formação de professores, da interculturalidade e do enfrentamento proativo no campo da pesquisa.

4) Etnoconhecimento e formação de professores.

5) Epistemologias alternativas e formação de professores.

Assim, pretendemos destacar produções relacionadas a: 1) pesquisa empírica desenvolvida nos últimos dois anos; 2) revisões bibliográficas; 3) discussões teórico-metodológicas; 4) contribuições de autores sobre o assunto em questão. Todos os trabalhos devem ser organizados no formato de artigos científicos, seguindo as regras da revista.

 

 

Sessão Vária: tema aberto

Sessão Resenhas: obras e ensaios críticos no campo das Ciências Humanas, escritos em 2017 e 2018.

Recebimento de submissões: 15 de fevereiro de 2019

Publicação: 15 de maio de 2019

Normas para publicação: no site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech

 

Revista: Ciencias Humanas

Qualis: B4

 

Volumen 20, número 02, Mayo/Agosto de 2019

 

Organización: Profa. Dra. Lucí T. M. dos Santos Bernardi (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil), Profa. Dra. Nadir Delizoicov (Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Brasil) y Prof. Dr. Jorge Alejandro dos Santos (Universidade de Buenos Aires - Argentina)

Monográfico: Formación de Profesores e Interculturalidad

La llamada para artículos con el tema Formación de Profesores e Interculturalidad pone de relieve un importante campo reflexivo para educadores e investigadores, con la perspectiva de problematizar los procesos formativos y conocer las complejas redes cotidianas del hacer educativo, bajo las lentes de la Interculturalidad.

Pensar la interculturalidad implica reconocer la diversidad cultural como reserva de la humanidad, a fin de elaborar un proyecto civilizatorio alternativo. Este proyecto alternativo se basa en las culturas y pretende crear condiciones prácticas para que cada uno pueda llevar una vida digna dentro del universo cultural al que pertenece.

Se tiene como objetivo, por lo tanto, reunir artículos que contribuyan al avance del debate que viene siendo producido en el ámbito educativo, considerando los siguientes ejes que orientarán las propuestas:

1) Los procesos formativos del profesor en el contexto de la interculturalidad.

2) La problematización de las identidades culturales de los educadores.

3) Los desafíos planteados en el contexto brasileño e internacional sobre la Formación del Profesor, la Interculturalidad y el enfretamiento propositivo en el campo de la investigación.

4) Etnoconhecimientos y la formación del profesor.

5) Epistemologías alternativas y la formación del profesor.

Así, se pretenden destacar producciones relacionadas a: 1) investigaciones empíricas desarrolladas en los últimos dos años; 2) revisiones bibliográficas; 3) discusiones teórico-metodológicas; 4) contribuciones de autores acerca del tema en cuestión. Todos los trabajos deben ser organizados en formato de artículos científicos, siguiendo las normas de la revista.

 

Sesión estudios: tema abierto 

Sesión Reseñas: obras y ensayos críticos en el campo de las Ciencias Humanas, escritos en 2017 y 2018.

Recibimiento de manuscritos: 15 de Febrero de 2019

Publicado: 15 de Mayo de 2019

Normas para publicación en el sitio de la revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadec

 

 


Revista Ciências Humanas
Qualis: B4

Volume 20, número 03, setembro/dezembro de 2019

Organização: Profa. Dra. Jaqueline Moll (Universidade Regional Integrada, Brasil) e Prof. Dr. Juarez Dayrell (Universidade Federal de Minas Gerais).

 

Dossiê temático: Juventudes e Ensino Médio

 

A organização do Dossiê Temático Juventudes e Ensino Médio e a chamada de artigos no âmbitos destes temas, aborda campos emergentes na pesquisa educacional em relação com processos sociais que desinvisibilizam tanto os sujeitos neste ciclo da vida, quanto esta etapa da educação básica.

Pensar as juventudes implica identificar, reconhecer e dialogar com a pluralidade de modos de viver, sentir, pensar e auto-expressar-se revelados neste tempo da vida, em diferentes cenários sociais, econômicos e culturais. Implica também superar as visões fixas acerca dos “jovens” e das expectativas sociais em relação a eles.

Abordar o ensino médio na perspectiva de produzir conhecimento sobre ele, implica incorporá-lo a educação básica, superando seu caráter meramente preparatório para o ensino superior ou para o mundo do trabalho. Implica compreender a potência desta etapa educativa para as juventudes na perspectiva de uma formação humana que contemple aspectos cognitivos, éticos, estéticos, políticos, entre outros.

Especificamente no contexto brasileiro assume relevância a Emenda Constitucional 59/2009 que tornou obrigatória a escolaridade dos 4 aos 17 anos e o Plano Nacional de Educação, lei 13.005/2014, que aponta um novo horizonte de direitos educativos aos jovens e de responsabilidades do Estado neste campo.

Tal abordagem ganha relevância se considerarmos a incapacidade de sistema escolar para incorporar, em trajetórias contínuas e progressivas, os jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos, retidos aos milhões no ensino fundamental, aliado aos altos índices de evasão e repetência.

No horizonte destas reflexões colocam-se as possibilidades de repensar a educação pública para as juventudes, desde a perspectiva de acesso ao sistema até a reestruturação dos currículos e percursos formativos tendo como eixo central as diferentes realidades destes  sujeitos.

O objetivo deste dossiê é reunir artigos que que contribuam para o avanço do debate no âmbito acadêmico e das contribuições efetivas para as políticas públicas, considerando os seguintes eixos de orientação:

1) Juventudes no contexto brasileiro e internacional: a desinvisibilização dos sujeitos e de novos atores sociais

2) Ensino Médio: políticas educacionais, possibilidades curriculares, horizontes formativos

3- Ensino Médio: o cotidiano escolar, as relações sociais existentes na escola, as formas de organização e participação na escola, os sentidos atribuídos à experiencia escolar.

3) Direito ao ensino médio: referências legais e políticas públicas no contexto brasileiro e internacional

4) Formação de professores para contextos de formação juvenil

5) Educação Integral no ensino médio: sentidos e possibilidades

6) Estudos comparativos  acerca do ensino médio em diferentes países

Nesta perspectiva pretende-se destacar produções ligadas a: 1) pesquisas empíricas desenvolvidas nos últimos dois anos; 2) revisões bibliográficas; 3) discussões teórico-metodológicas; 6) contribuições de autores acerca do tema em questão. Todos os trabalhos devem ser organizados em artigos científicos, seguindo normas da revista.

 

Sessão Vária: tema aberto

Sessão Resenhas: obras e ensaios críticos no campo de estudos da educação básica, escritos em 2017 e 2018.

Recebimento de submissões: 15 de abril de 2019

Publicação: 15 de setembro de 2019

Normas para publicação: no site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech

 

Revista Ciências Humanas
Qualis: B4

Volumen 20, número 03, Septiembre/Diciembre de 2019

Organizacion: Profa. Dra. Jaqueline Moll (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil) y Prof. Dr. Juarez Dayrell (Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil)

 

Monográfico: Juventudes y Enseñanza Media

La organización del Dossier Temático Juventudes y Enseñanza Media y la llamada de artículos en el ámbito de estos temas, aborda campos emergentes en la investigación educativa en relación con procesos sociales que desinvisibilizan tanto a los sujetos en este ciclo de la vida, como a esta etapa de la educación básica.

Pensar las juventudes implica identificar, reconocer y dialogar con la pluralidad de modos de vivir, sentir, pensar y auto-expresarse revelados en este tiempo de la vida, en diferentes escenarios sociales, económicos y culturales. Implica también superar las visiones fijas acerca de los "jóvenes" y de las expectativas sociales en relación a ellos.

Abordar la enseñanza media en la perspectiva de producir conocimiento sobre él, implica incorporarlo a la educación básica, superando su carácter meramente preparatorio para la enseñanza superior o para el mundo del trabajo. Implica comprender la potencia de esta etapa educativa para las juventudes en la perspectiva de una formación humana que contemple aspectos cognitivos, éticos, estéticos, políticos, entre otros.

En particular, en el contexto brasileño asume relevancia la Enmienda Constitucional 59/2009 que hizo obligatoria la escolaridad de los 4 a los 17 años y el Plan Nacional de Educación, ley 13.005 / 2014, que apunta un nuevo horizonte de derechos educativos a los jóvenes y de responsabilidades del Estado en campo.

            Este enfoque gana relevancia si consideramos la incapacidad del sistema escolar para incorporar, en trayectorias continuas y progresivas, a los jóvenes brasileños en el grupo de edad de 15 a 17 años, retenidos a los millones en la enseñanza fundamental, aliado a los altos índices de evasión y repetición.

En el horizonte de estas reflexiones se plantean las posibilidades de repensar la educación pública para las juventudes desde la perspectiva de acceso al sistema hasta la reestructuración de los currículos y recorridos formativos teniendo como eje central las diferentes realidades de estos sujetos.

El objetivo de este monográfico es reunir artículos que contribuyan al avance del debate en el ámbito académico y de las contribuciones efectivas a las políticas públicas, considerando los siguientes ejes de orientación:

 

1) Juventudes en el contexto brasileño e internacional: la desinvisibilización de los sujetos y de nuevos actores sociales

2) Enseñanza Media: políticas educativas, posibilidades curriculares, horizontes formativos

3. Enseñanza media: el cotidiano escolar, las relaciones sociales existentes en la escuela, las formas de organización y participación en la escuela, los sentidos atribuidos a la experiencia escolar

3) Derecho a la enseñanza media: referencias legales y políticas públicas en el contexto brasileño e internacional

4) Formación de profesores para contextos de formación juvenil

5) Educación Integral en la enseñanza media: sentidos y posibilidades

6) Estudios comparativos sobre la enseñanza media en diferentes países

En esta perspectiva se pretende destacar producciones ligadas a: 1) investigaciones empíricas desarrolladas en los últimos dos años; 2) revisiones bibliográficas; 3) discusiones teórico-metodológicas; 6) contribuciones de autores acerca del tema en cuestión. Todos los trabajos deben ser organizados en artículos científicos, siguiendo normas de la revista.

 

Sesión estudios: tema abierto 

Sesión Reseñas: obras y ensayos críticos en el campo de los estúdios de la educación básica, escritos en 2017 y 2018.

Recibimiento de manuscritos: 15 de abril de 2019

Publicado: 15 de Septiembre de 2019

Normas para publicación en el sitio de la revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadec

 

A produção cientifica é de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos apresentados nos textos publicados não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial. Como a avaliação dos manuscritos é feita às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes a verificação para que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A Revista de Ciências Humanas não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma.

Os trabalhos a serem submetidos nas seções da RCH devem ser originais, inéditos, de reconhecimento e interesse acadêmico, e não podem ter sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas. Na seção Comentários, no momento da submissão, deve indicar para qual número e volume o artigo ou resenha está sendo submetido.

A produção encaminhada ao periódico é avaliada por pares, Qualis/CAPES: B4 – Educação e B3 – Ensino.

As normas para submissão são encontradas no link http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/about/submissions#authorGuidelines que apresenta também o template para artigo e o modelo da carta de originalidade.

  • Site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech
  • Área do Conhecimento: Ciências Humanas
  • Ano de fundação: 2000
  • Título abreviado: Rev. Ciências Hum. – Ed. (RCH - Educação)
  • e-ISSN: 1981-9250.
  • E-mail: rhumanas@uri.edu.br


Dra. Ana Paula Teixeira Porto - Chefe Editorial

Dra. Tatiane Ermel - Editora Adjunta

Dr. Martin Kuhn - Editor Adjunto

Dra. Jaqueline Moll - Coordenadora do Comitê Científico

Julia Dammann - Secretária Executiva