Archivos

  • TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA
    Vol. 23 Núm. 41 (2021)

    Organizadoras: Ana Paula Teixeira Porto e Luciane Figueiredo Pokular

  • Da Crítica Cultura aos Estudos Culturais e vice-versa – perspectivas latino-americanas
    Vol. 20 Núm. 36 (2018)

    Este dossiê está aberto a reflexões advindas de diversas áreas do conhecimento, bem como às múltiplas perspectivas teóricas e críticas que permeiam a discussão sobre a temática como, por exemplo: Pós-colonialimos; Descolonialismo; Subalternidade; Entre-lugar; Queer Theory, Cuir, Gênero; Feminismo; Globalização; Tradução cultural; Transculturação; Interculturalidade; Hibridismo, Teorias da recepção; Mediação.

    Organização:

    Dra. Rosângela Fachel de Medeiros, Dra. Valeria Añon e Dr. Eduardo Restrepo

  • Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real
    Vol. 19 Núm. 34 (2017)

    Organização:

    Ana Beatriz Gonçalves e Maria Thereza Veloso

  • PRODUÇÕES CULTURAIS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Vol. 18 Núm. 32 (2016)

    Este volume da Revista Língua e Literatura  objetiva trazer a debate, em sua seção temática,  pesquisas e debates sobre produções culturais recentes construídas em espaços geográficos que têm a língua portuguesa como idioma oficial. Acolhe estudos nas áreas da literatura, e das artes plásticas, música, cinema e televisão, em seus diálogos com a literatura.
  • CENTENÁRIO ROLAND BARTHES
    Vol. 17 Núm. 29 (2015)

    Sujeito incerto, impecável e sagaz observador de seu tempo e do porvir, atento a tudo e aberto a todas as informações, nada fugia à sua percepção; sujeito que leu a mitologia de seu cotidiano, e, talvez nisso, mas não apenas nisso, estivesse à frente de seu tempo, zapeando por assuntos e linguagens, e tratando com irreverência os vigilantes das fronteiras disciplinares que queriam cercear-lhe o trânsito intelectual. Seu pensamento fractal e caleidoscópico fugia à sistematização e ainda hoje segue libertino e libertador. E sua escrita de prazer, mesclou, sem medo, o íntimo e o pessoal ao fazer intelectual e público, revelando o afeto que norteava suas amizades intelectuais.

    Nascido sob o signo de Escorpião, Roland Barthes completaria 100 anos no próximo novembro não houvesse o acaso lhe reservado um acidente fatídico ao atravessar a Rue des Écoles, saindo do Collège de France, em fevereiro de 1980.

    Em uma destas conversas triviais que sucedem os almoços, entre comentários sobre a vida e sobre as mais recentes fofocas midiáticas, entre a análise filosófica de algum novo programa de televisão e uma e outra de nossas citações favoritas, na fruição afetiva de nosso diálogo de uma amizade já bem mais que acadêmica, chegávamos e voltávamos a Barthes, uma e outra vez; e nos perguntamos sobre quais assuntos, se ainda estivesse vivo, ele estaria falando hoje. Quais seriam os punctuns de nosso cotidiano liquefeito e virtual que despertariam seu interesse? Por quais veredas (trans)disciplinares flanaria seu olhar tão aguçado?

    E foi sob essa perspectiva, íntima e afetiva, que pensamos a proposta de um dossiê dedicado a leituras contemporâneas da obra de Barthes e aos múltiplos diálogos que podem ser instaurados entre seus textos e as mais variadas instâncias: artísticas, culturais, midiáticas, linguísticas, científicas, sociais, etc.; em um convite ao gozo da escrita em celebração à herança indelével do pensamento barthesiano.

     

    Prof. Dr. Ricardo Araújo Barberena – PUC/RS

    Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros – URI/FW

    Organizadores

  • MINORIAS, MARGENS, MOBILIDADES
    Vol. 15 Núm. 24 (2013)

    Representações da experiência de viver à margem. Deslocamento e desordenamento, Migrância geocultural, ontológica e simbólica. Identidades em trânsito. Espacialização, temporalização, subjetivação. Itinerância identitária. Processos de objetivação.  Mutações da sensibilidade e transformações estésicas. Aculturação e desterritorialização. Políticas de marginalização e exclusão. Práticas de empoderamento.

    Além dos ensaios publicados dossiê temático, Língua&Literatura publica entrevistas com escritores e ou críticos literários, bem como resenhas de textos literários ou críticos, publicadas nos dois últimos anos,o que equivale, nesta chamada, a obras publicadas entre 2011 e 2013. Contribuições são aceitas em português, espanhol e inglês.

  • CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO
    Vol. 14 Núm. 23 (2012)

    Recebimento de submissões: 01 de outubro de 2012
    Publicação: dezembro 2012

    A propostapara este número de Língua & Literatura é dirigida a pesquisadores vinculados a diferentes, mas complementares, áreas de conhecimento – da Linguística Aplicada à Etnografia, da Sociologia à Semiótica, da Educação à Sociolinguística – que tenham interesse em aprofundar estudos sobre características de comunidades de fala na perspectiva das múltiplas e singulares identidades culturais e da convivência que, entre elas e partir delas, resulta na questão da transculturalidade como realidade contemporânea. Para efeitos desta proposta, tem-se a cultura como a “soma total dos fenômenos que resultam do esforço do homem de ajustar-se ao mundo-ambiente e melhorar as suas condições de vida (...) a totalidade complexa que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, lei, costumes e quaisquer capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto II, São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 237-8) e a transculturalidade, esta sob o prisma das dimensões culturais das comunidades linguísticas, como resultado da aproximação –   não apenas simbólica e indireta, mas real, direta e multidirecional  –  entre culturas diversas e como fator possível de repercussão nas questões de hegemonia linguístico-cultural.

  • HOMENAGEM A DRUMMOND E GRACILIANO RAMOS
    Vol. 14 Núm. 22 (2012)

    Publicação: agosto 2012
    Integrando-se à celebração dos 110 anos de nascimento e 25 anos de morte de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e dos 120 anos do nascimento de Graciliano Ramos (1892-1953), a Revista Língua&Literatura, em sua 22ª edição, vem lançar uma chamada alusiva e comemorativa a esses escritores, cujas obras definiram a feição da escrita literária moderna em nosso país, influenciando gerações de poetas, prosadores e artistas. Acolher-se-ão artigos e ensaios de qualquer linha crítica ou teórica, que versem as obras dos dois escritores, bem como entrevistas sobre o tema. A finalidade da publicação não é apenas homenagear, mas, sobretudo, refletir sobre a importância, o alcance, a repercussão e a influência, atualidade e interesse da obra dos homenageados.
    Além da chamada temática, a revista acolhe resenhas de obras literárias, bem como de volumes teóricos centrados na literatura, teoria e crítica literária, comparatismo e estudos culturais, publicados nos dois últimos anos (2011-2012).
  • LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES
    Vol. 13 Núm. 20 (2011)

    Denise Almeida Silva e Ricardo André Ferreira Martins (Org.)
  • A Teoria de Análise do Discurso e a Posição do Leitor-Autor
    Vol. 12 Núm. 19 (2010)

    Marinês Ulbriki Costa e Maria Thereza Veloso (Org.)
1-25 de 40