Sobre a Revista

A Revista de Ciências Humanas (RCH), ISSN 1981-9250, foi criada em 2000, vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação e sediada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW).

A RCH é uma publicação eletrônica periódica quadrimestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional. Tem por objetivo divulgar a produção científica na área de Ciências Humanas, com foco na Educação, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2017-2020.

Edição Atual

v. 25 n. 2 (2024): Mulheres e/na Ciência: trajetórias e desafios sob a perspectiva da Educação
					Visualizar v. 25 n. 2 (2024): Mulheres e/na Ciência: trajetórias e desafios sob a perspectiva da Educação
Publicado: 2024-08-07

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    Ana Maria Collin, Eliane Cadoná
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.01-06

Dossiê

  • MULHERES (RE)EXISTEM: PERTENÇA ACADÊMICA E CUIDADO ENTRE DISCENTES E DOCENTES NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

    Maria Izabel Machado, Raysa Carvalho
    7-27
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.07-27
  • IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA DOCENTE

    Maria Júlia Buck Rossetto, Cristiane Machado
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.28-48
  • “ISSO É FAKE, PROFESSORA!”: DISCURSO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

    Thatiane Oliveira do Nascimento, Anderson Ferrari
    49-74
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.49-74
  • VISIBILIDADE FEMININA PELAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE DESCONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES

    Thaís Cortes Sagrilo, Letícia Ramalho Brittes
    75-97
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.75-97
  • “A UNIVERSIDADE ME FORTALECEU E EU PASSEI ISSO PARA MUITAS GURIAS!”

    Karina Ribeiro da Silva Molina, Paula Regina Costa Ribeiro
    98-124
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.98-124
  • HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ

    Marcela da Silva Barbosa, Rita de Cássia Fraga Machado
    125-146
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146
  • NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS

    Susana da Mata Ramos Geppert, Paula Regina Costa Ribeiro
    147-172
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.147-172
  • A COZINHA E A CULINÁRIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PESQUISA COM PROFESSORAS NEGRAS BRASILEIRAS E MULHERES CABO-VERDIANAS

    Maicelma Maia Souza, Anete Abramowicz
    173-199
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.173-199
  • CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DO TERMO MULHER CIENTISTA NO BRASIL

    Suelem Maquiné Rodrigues, Leonardo Figueiredo Soares, Raquel Crosara Maia Leite
    200-221
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.200-221
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA

    Wisllayne Ivellyze de Oliveira-Dri, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.222-239
  • DITADURA, REPRESSÃO E RESISTÊNCIA: O CASO DE MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES (1919-2013)

    Lucas Barroso Rego, Andréa Cristina de Barros Queiroz
    240-258
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.240-258
  • TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA CARREIRA CIENTÍFICA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Daniela Leite Jabes
    259-273
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.259-273
  • ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA

    Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
    274-299
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.274-299

Relato de Experiências

  • CIENCIAS POR Y PARA MUJERES: TIEMPO DE COMPARTIR DESDE AMÉRICA LATINA

    Carla Kruk, Helena Cristina da Silva de Assis, Solana Ximena González, Alicia Migliaro, Paola Scavone Guillermo, Anna Stewart-Ibarra, Eliana Arismendi
    300-315
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.300-315
  • REFLEXÕES DO FEMININO E O TABU DA MATERNIDADE EM MEDEIA: O TEATRO GREGO COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Dolores Puga
    316-337
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.316-337

Espaço Aberto

  • LAS NIÑAS EN MATRIMONIOS Y UNIONES INFANTILES, TEMPRANAS Y FORZADAS: CAUSAS Y CONSECUENCIAS

    Paola Cristina Broll Rodas, Fernando González Alonso
    338-364
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.338-364
Ver Todas as Edições