A POLÍTICA DA GESTÃO MUNICIPAL PARA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ NO PERÍODO DE 2009-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.146-171

Palavras-chave:

Educação Integral, Escola em tempo integral, Direito à educação, Política municipal

Resumo

O presente estudo aborda a Educação em Tempo Integral como garantia do direito à educação integral. O artigo tem por objetivo analisar a oferta de educação em tempo integral desenvolvida no ensino fundamental do município de Altamira-Pará, no período de 2009 a 2024. Metodologicamente optou-se pela pesquisa documental, que teve como principal fonte o Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), e apoiou-se na abordagem qualitativa, à luz do referencial teórico sobre política de educação integral em tempo integral, partindo da concepção do direito à educação, instituído pela Constituição Federal de 1988. No estudo compreende-se que ações da política de educação em tempo integral no município de Altamira foram pautadas pelas diretrizes de programas federais, o que resultou em uma dependência direta do governo federal. Com a descontinuação desses programas, a política municipal sofreu impactos significativos, ocasionando variações no número de matrículas e na organização pedagógica das escolas. A ausência de uma concepção própria e estruturada sobre o modelo de escola em tempo integral limitou sua efetividade, reduzindo sua aplicação a atividades extracurriculares, sem necessariamente promover uma formação integral dos estudantes. A criação do Programa ESTIMA surgiu como uma tentativa de consolidar esse modelo educacional, mas levanta questionamentos sobre a universalização desse direito, uma vez que a seleção de estudantes baseada em critérios de vulnerabilidade social pode reforçar a visão da escola em tempo integral como um mecanismo de compensação social, e não como um direito garantido a todos.

Biografia do Autor

Elaniese do Socorro Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga. Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/NEB/UFPA- (2020) na linha de pesquisa em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica com pesquisa no tema de Educação em Tempo Integral na Educação Básica. Doutoranda em Educação da Amazônia -PPGEDA/NEB/UFPA, na linha de Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. Servidora Municipal da Prefeitura Municipal de Altamira. Membro do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação na Educação (GPGAE/UFPA). E-mail: elaniese@gmail.com

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (1998), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Paulista/UNESP (2007). Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/UFPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Geral do Doutorado em Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDA-Associação Plena em Rede - Educanorte. É Coordenadora Local do doutorado interinstitucional (DINTER)/UFPA/UNICAMP. Desde 2017 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFPA/Altamira. Coordena o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação GPPGAE/UFPA, desde 2018. É sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É coordenadora do FORPREDNORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, História da Educação e Avaliação atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional, avaliação educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Eduarda de Assunção Pacheco, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui o Ensino Médio - Segundo Grau Completo pela Instituição Colégio CEI - Colégio de Ensino Icoaraciense, concluído em 2015. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - Universidade Federal do Pará (UFPa), foi bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil - IPE referente ao plano de trabalho "Saberes de professoras sobre a docência com bebês" no período de julho de 2018 a agosto de 2019, possui publicações na área sobre educação infantil. No período de setembro de 2019 a maio de 2020, foi bolsista de IC/CNPQ do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA referente ao plano de trabalho "Novos formatos acadêmicos na educação superior, internacionalização e a formação de professores no Brasil" (2019-2020), logo após, foi bolsista do Grupo de Pesquisa GESTRADO/UFPA referente ao plano de trabalho "O papel da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e sua influência nas diretrizes da formação docente na agenda educacional brasileira." (2020-2021). Atualmente, é mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará pela Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Silva, E. do S. L. da, Souza, M. de F. M. de, & Pacheco, E. de A. (2025). A POLÍTICA DA GESTÃO MUNICIPAL PARA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ NO PERÍODO DE 2009-2024. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 146–171. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.146-171

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas