Vol. 17 Núm. 28 (2016): Políticas do Ensino Superior na América Latina

					Ver Vol. 17 Núm. 28 (2016): Políticas do Ensino Superior na América Latina

Os sistemas nacionais de Ensino Superior nos países da América Latina acompanham as mudanças políticas e econômicas de cada país, que possuem similaridade por conta da transnacionalização das políticas educacionais, e das diferenciações curriculares, políticas, econômicas e ideológicas. A partir das principais mudanças que ocorreram e ocorrem no sistema de ensino superior nos países da América Latina, impõe-se a análise dos processos de formulação e reformulação das estratégias e diretrizes educacionais, buscando compreender como se processou essa expansão, e como foram elaboradas as políticas para o ensino superior. Este dossiê deseja contemplar e analisar trabalhos que compreendam esse olhar sobre as Políticas de Ensino Superior na América Latina.

Publicado: 2016-08-09

Avaliadores

  • Folhas iniciais

    - -
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2263

Editorial

  • Apresentação

    Cláudia Battestin
    5-7
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2265

Dossiê

  • Política de Formação Continuada para a Gestão Escolar e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

    Maria José Ferreira Ruiz, Angelina Harumi Shimysu Jussiani
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1888
  • O Reconhecimento Do Valor Social Do Prouni Na Visão Dos Bolsistas Egressantes

    Sônia Aparecida Siquelli, Neide Pena Cária
    19-38
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2150
  • Editoras universitárias na América Latina: a importância do trabalho em associações

    Raquel Correia de Oliveira, Rita de Cássia Gonçalves
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2146
  • Formação Acadêmica Guineense No Brasil: Cooperação E Multiculturalismo

    Samuel de Andrade Lima, Hermano Machado Ferreira Lima
    60-81
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2127
  • Educação Superior Privada e a Lei 10.639/03 (O caso da Universidade Nove de Julho - São Paulo)

    Maurício Silva, Maria Lucia da Silva
    82-97
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1846

Espaço Aberto

  • Instrumento Auxiliador Da Aprendizagem: Uma Proposta Investigativa

    Dr. Made Junior Miranda
    98-111
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1837
  • Convivência e mesa: fundamento inclusivo para a integração social

    Dr. Benjamin Panduro Muñoz, Tradução: Rosângela Fachel
    141-157
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2235
  • Educação Integral: Contexto Histórico Na Educação Brasileira

    Juliana Posser, Lia Heberlê de Almeida, Jaqueline Moll
    112-126
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2177
  • A Pedagogia Universitária E Suas Implicações Para Uma Prática Reflexiva

    Altair Alberto Fávero, Aldiciane Pazinato
    127-140
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1922

Entrevistas

  • Formação Docente E Os Novos Marcos Legais

    Elisabete Andrade, Edite Maria Sudbrack
    158-162
    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2264