O Reconhecimento Do Valor Social Do Prouni Na Visão Dos Bolsistas Egressantes

Autores

  • Sônia Aparecida Siquelli Mestrado em Educação Universidade do Vale do Sapucaí-Univás
  • Neide Pena Cária Mestrado em Educação- Universidade do Vale do sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2150

Palavras-chave:

Ensino Superior, Política Educacional, Neoliberalismo, Prouni

Resumo

RESUMO: Este artigo resultado de reflexões acerca de mais de uma década do Programa Universidade para Todos-Prouni, política de inserção no ensino superior criada aos jovens para acesso a esse nível de ensino vem descrever e analisar a partir de um número restrito da literatura já produzida sobre o tema quais efeitos causados nas vidas dos egressantes, bolsistas Prouni. Sob a perspectiva de análise política e histórica, a pesquisa de natureza qualitativa objetivou conhecer através dos jovens bolsistas egressantes o significado do Prouni para suas carreiras. Uma reflexão, a partir da literatura produzida em periódicos de educação e de livros publicados, como política pública educacional dentre as políticas neoliberais da década de 90. Foi realizada uma coleta de dados, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos bolsistas egressos de uma universidade privada tradicional do sul de Minas Gerais.  O estudo do impacto dessa política na formação do egresso mostrou que, apesar do meio neoliberal em que foi gestada, tornou-se a única oportunidade de formação a esses jovens nessa região, que fazem parte do mercado de trabalho atualmente, devido à bolsa. Reafirmam as contradições vividas e comprova que mesmo nas estruturas neoliberais é possível realização dos jovens.

Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Mestrado em Educação Universidade do Vale do Sapucaí-Univás

Sônia Aparecida Siquelli é Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2011), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (2000), Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc(1995 e 1997). Professora, pesquisadora e orientadora do Mestrado em Educação e professora colaboradora do Mestrado em Bioética, ambos pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, Pouso Alegre/MG. Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-Unifeob, em São João da Boa Vista/SP. Docente das disciplinas: Filosofia da Educação, Formação Ética e Política do Profissional Docente, História da Educação Brasileira e Organização da Educação Básica. O foco atual de suas pesquisas recai sobre estudos e pesquisas da formação ética e política do profissional docente, da ética em pesquisa, com fundamentos nos conceitos de Hannah Arendt. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ética, Política e História da Educação Brasileira-NEPHEB, coordena a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, Ética e Política. Colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Líder e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da Univás- CEPEDU, todos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/Cnpq. http://orcid.org/0000-0002-8992-1898

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Siquelli, S. A., & Cária, N. P. (2016). O Reconhecimento Do Valor Social Do Prouni Na Visão Dos Bolsistas Egressantes. Revista De Ciências Humanas, 17(28), 19–38. https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2150