v. 17 n. 28 (2016): Políticas do Ensino Superior na América Latina

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Os sistemas nacionais de Ensino Superior nos países da América Latina acompanham as mudanças políticas e econômicas de cada país, que possuem similaridade por conta da transnacionalização das políticas educacionais, e das diferenciações curriculares, políticas, econômicas e ideológicas. A partir das principais mudanças que ocorreram e ocorrem no sistema de ensino superior nos países da América Latina, impõe-se a análise dos processos de formulação e reformulação das estratégias e diretrizes educacionais, buscando compreender como se processou essa expansão, e como foram elaboradas as políticas para o ensino superior. Este dossiê deseja contemplar e analisar trabalhos que compreendam esse olhar sobre as Políticas de Ensino Superior na América Latina.

Publicado: 2016-08-09

Avaliadores

  • Folhas iniciais

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2263
    - -
    1-4

Editorial

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2265
    Cláudia Battestin
    5-7

Dossiê

  • Política de Formação Continuada para a Gestão Escolar e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1888
    Maria José Ferreira Ruiz, Angelina Harumi Shimysu Jussiani
    7-18
  • O Reconhecimento Do Valor Social Do Prouni Na Visão Dos Bolsistas Egressantes

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2150
    Sônia Aparecida Siquelli, Neide Pena Cária
    19-38
  • Editoras universitárias na América Latina: a importância do trabalho em associações

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2146
    Raquel Correia de Oliveira, Rita de Cássia Gonçalves
    39-59
  • Formação Acadêmica Guineense No Brasil: Cooperação E Multiculturalismo

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2127
    Samuel de Andrade Lima, Hermano Machado Ferreira Lima
    60-81
  • Educação Superior Privada e a Lei 10.639/03 (O caso da Universidade Nove de Julho - São Paulo)

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1846
    Maurício Silva, Maria Lucia da Silva
    82-97

Espaço Aberto

  • Convivência e mesa: fundamento inclusivo para a integração social

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2235
    Dr. Benjamin Panduro Muñoz, Tradução: Rosângela Fachel
    141-157
  • Instrumento Auxiliador Da Aprendizagem: Uma Proposta Investigativa

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1837
    Dr. Made Junior Miranda
    98-111
  • Educação Integral: Contexto Histórico Na Educação Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2177
    Juliana Posser, Lia Heberlê de Almeida, Jaqueline Moll
    112-126
  • A Pedagogia Universitária E Suas Implicações Para Uma Prática Reflexiva

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1922
    Altair Alberto Fávero, Aldiciane Pazinato
    127-140

Entrevistas

  • Formação Docente E Os Novos Marcos Legais

    DOI: https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2264
    Elisabete Andrade, Edite Maria Sudbrack
    158-162