"linguaeliteratura"

v. 17, n. 29 (2015)

CENTENÁRIO ROLAND BARTHES

Sujeito incerto, impecável e sagaz observador de seu tempo e do porvir, atento a tudo e aberto a todas as informações, nada fugia à sua percepção; sujeito que leu a mitologia de seu cotidiano, e, talvez nisso, mas não apenas nisso, estivesse à frente de seu tempo, zapeando por assuntos e linguagens, e tratando com irreverência os vigilantes das fronteiras disciplinares que queriam cercear-lhe o trânsito intelectual. Seu pensamento fractal e caleidoscópico fugia à sistematização e ainda hoje segue libertino e libertador. E sua escrita de prazer, mesclou, sem medo, o íntimo e o pessoal ao fazer intelectual e público, revelando o afeto que norteava suas amizades intelectuais.

Nascido sob o signo de Escorpião, Roland Barthes completaria 100 anos no próximo novembro não houvesse o acaso lhe reservado um acidente fatídico ao atravessar a Rue des Écoles, saindo do Collège de France, em fevereiro de 1980.

Em uma destas conversas triviais que sucedem os almoços, entre comentários sobre a vida e sobre as mais recentes fofocas midiáticas, entre a análise filosófica de algum novo programa de televisão e uma e outra de nossas citações favoritas, na fruição afetiva de nosso diálogo de uma amizade já bem mais que acadêmica, chegávamos e voltávamos a Barthes, uma e outra vez; e nos perguntamos sobre quais assuntos, se ainda estivesse vivo, ele estaria falando hoje. Quais seriam os punctuns de nosso cotidiano liquefeito e virtual que despertariam seu interesse? Por quais veredas (trans)disciplinares flanaria seu olhar tão aguçado?

E foi sob essa perspectiva, íntima e afetiva, que pensamos a proposta de um dossiê dedicado a leituras contemporâneas da obra de Barthes e aos múltiplos diálogos que podem ser instaurados entre seus textos e as mais variadas instâncias: artísticas, culturais, midiáticas, linguísticas, científicas, sociais, etc.; em um convite ao gozo da escrita em celebração à herança indelével do pensamento barthesiano.

 

Prof. Dr. Ricardo Araújo Barberena – PUC/RS

Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros – URI/FW

Organizadores

Sumário

Apresentação

Rosângela Fachel de Medeiros
PDF
1-5

Artigos

Ricardo Barberena
PDF
6-22
Ilse Rosa Vivian
PDF
23-34
Alessandra Pajolla, Leonardo Tonus
PDF
35-46
Aline Wieczikovski Rocha, Claudia Toldo
PDF
47-57
Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Pedro Farias Francelino
PDF
58-77
Reginaldo da Luz Pujol Filho, Ricardo Araujo Barberena
PDF
78-90
André Luis Mitidieri, Murillo César da Silva Silva
PDF
91-105
gilberto collares chaves
PDF
106-130
Marcela Ulhôa Borges Magalhães, João Batista Toledo Prado
PDF
131-152
Olga Kempinska
PDF
153-165
Irene Jeanete Lemos Gilberto
PDF
166-179

Vária

Andréa Francisca da Luz, Claudemir dos Santos Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
PDF
180-193
Rafael Lobo, Gustavo de Castro
PDF
194-214
ANA JULIA POLETTO
PDF
215-227
Lucas dos Santos Passos, Luciana Borges
PDF
228-255
Emmanuelle Coutinho Ribeiro Bär, Eliana da Rosa Sturza
PDF
256-271
Kátia Vanessa Tarantini Silvestri
PDF
272-292

Resenhas

Núbia Enedina Souza, Suellen Thomaz de Aquino Martins, Rodrigo Carmargo Aragão
PDF
293-306
LAÍS SOUZA LEMOS, JADSON BORGES
PDF
307-317