DE CALVINO A BARTHES: A NARRATIVA COMO RESPOSTA À COMPLEXIDADE DO ACONTECER MÚLTIPLO
Palavras-chave:
ROLAND BARTHES, ESCRITA CRIATIVA, ITALO CALVINOResumo
RESUMO: Este trabalho pretende encontrar uma resposta à pergunta de Italo Calvino: a literatura será possível no ano 2000, submetido a uma crescente inflação de imagens pré-fabricadas? (CALVINO, 2009, p.111). Utilizando alguns ensaios de Rolando Barthes, além do trabalho de alguns poetas e escritores, procuro identificar um caminho do negativo, uma dialética do cotidiano para então encontrar uma resposta otimista para uma pergunta fundamental sobre o suposto enfraquecimento das imagens atropeladas pela tecnologia e as novas mídias. Utilizando o conceito do escritor como um homem de interstícios, faço um esforço para descobrir no do cotidiano contemporâneo uma brecha, uma ruptura que somente a narrativa pode contrapor como salvação do banal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.