COM ROLAND BARTHES, REINVENTAM-SE VIDAS PULVERIZADAS
Palavras-chave:
Biografema. Espaço biográfico. Escritura. Roland BarthesResumo
O presente artigo tem como objetivo delinear o percurso metodológico do teórico francês Roland Barthes em sua formulação conceitual acerca da ideia de “biografema”, na obra Sade, Fourier, Loyola. Para tanto, propomos um passeio pelo “espaço biográfico”, a partir da perspectiva da pesquisadora argentina Leonor Arfuch, na obra O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Baseados em metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, partimos das discussões referentes a dilemas da subjetividade no “espaço biográfico”, as quais abarcam questões concernentes à (auto)biografia – numa perspectiva macro –, e as estreitamos até chegarmos à noção de “biografema”, numa microabordagem da escritura de uma vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.