PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO LEITORA E LETRAMENTO DIGITAL

Hellen Boton Gandin, Carine Mello da Silva, Ana Paula Teixeira Porto

Resumo


A formação de leitores é um desafio a professores na educação básica, principalmente na era da cibercultura, que, com ferramentas e recursos interativos, demanda a criação de novas possibilidades para a promoção de leitura no ambiente escolar e também fora dele. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de prática de mediação de leitura com exploração de jogos digitais que podem ser construídos com exploração de ferramentas disponíveis em duas plataformas: a ELO e a WORDWALL, selecionadas como objetos de investigação. A pesquisa parte de uma abordagem teórico-crítica sobre jogos digitais e formação leitora, contemplando referência a objetivos da leitura na educação básica – etapa do ensino fundamental, ao letramento digital e a associação entre leitura e tecnologias; em seguida, apresenta uma ilustração de potencialidades dessas plataformas para criação de atividades de promoção de leitura. A partir da análise, observa-se que as plataformas são potenciais recursos que podem ser incorporados às práticas de leitura do ensino fundamental, pois por meio das telas, a interatividade, motivação, ludicidade, concentração e atenção são possíveis e contribuem para a exploração e compreensão do que se lê. Contudo, o bom uso delas depende de criatividade, inovação e abordagem centrada em habilidades de leitura.


Palavras-chave


Formação de leitores; Ensino Fundamental; Plataformas interativas digitais; ELO; WORDWALL.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter