PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO LEITORA E LETRAMENTO DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.45-68

Palabras clave:

Formação de leitores, Ensino Fundamental, Plataformas interativas digitais, ELO, WORDWALL.

Resumen

A formação de leitores é um desafio a professores na educação básica, principalmente na era da cibercultura, que, com ferramentas e recursos interativos, demanda a criação de novas possibilidades para a promoção de leitura no ambiente escolar e também fora dele. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de prática de mediação de leitura com exploração de jogos digitais que podem ser construídos com exploração de ferramentas disponíveis em duas plataformas: a ELO e a WORDWALL, selecionadas como objetos de investigação. A pesquisa parte de uma abordagem teórico-crítica sobre jogos digitais e formação leitora, contemplando referência a objetivos da leitura na educação básica – etapa do ensino fundamental, ao letramento digital e a associação entre leitura e tecnologias; em seguida, apresenta uma ilustração de potencialidades dessas plataformas para criação de atividades de promoção de leitura. A partir da análise, observa-se que as plataformas são potenciais recursos que podem ser incorporados às práticas de leitura do ensino fundamental, pois por meio das telas, a interatividade, motivação, ludicidade, concentração e atenção são possíveis e contribuem para a exploração e compreensão do que se lê. Contudo, o bom uso delas depende de criatividade, inovação e abordagem centrada em habilidades de leitura.

Biografía del autor/a

Hellen Boton Gandin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Letras – Inglês e Mestranda do Programa de Pós-graduação-Mestrado em Educação, da URI, campus de Frederico Westphalen, RS.

Carine Mello da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Pedagogia e Mestranda do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, da URI, campus de Frederico Westphalen, RS.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora e Mestre em Letras. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, RS.

Citas

ALVES, Lynn. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, v.1(2); p. 3-10, nov. 2008. Disponível em: http://www.lynn.pro.br/admin/files/lyn_artigo/6030abd204.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

BURLAMAQUE, Fabiane Verardi. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor. In: TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann (Orgs.). Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultur Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006. p. 79-91.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_si

te.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021.

BRASIL. INEP. Relatório Brasil no PISA 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

KLEIMAN, Angela. Contribuições teóricas para o desenvolvimento do leitor: teorias de leitura e ensino. In: ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker; BECKER, Paulo Ricardo (Orgs.). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2002. p. 25-45.

INSTUTUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil – 5ͣ edição. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 10 jun. 2021.

LEFFA, V. J.; COSTA, R. A. ; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E.. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.

MELÃO, Dulce Helena. Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s). Exedra, n. 3, p. 75-90, 2010. Disponível em: http://www.exedrajournal.com/docs/N3/06A-Dulce-melao_pp_75-90.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

OLIVEIRA, Ana Clara. Poemas para alfabetização: a importância das rimas no aprendizado infantil. Blog: Leiturinha. Jan/ 2021. Disponível em < https://leiturinha.com.br/blog/poemas-para-alfabetizacao-a-importancia-das-rimas-no-aprendizado-infantil/> Acesso: 2 jul. 2021.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

RÖSING. Tania. Literatura e Identidade na era da mobilidade. Passo Fundo: UPF, 2016.

ROSING, Tania M. K. A formação do professor e a questão da leitura. Passo Fundo: UPF, 1996.

TEZANI, Thaís Cristina. O jogo e os processos de aprendizagem e

desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, v.7, n.1/2, p. 1-16, 2006. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/603/486. Acesso em: 7 jul. 2021.

ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de. A utilização de jogos como proposta de Metodologia Ativa: reflexões do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. III Seminário Internacional de Educação ao MERCOSUL. Disponível em < https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2018/3%20-Mostra%20de%20Trabalhos%20da%20Gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o/Trabalhos%20Completos/A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DE%20JOGOS%20COMO%20PROPOSTA%20DE%20METODOLOGIA%20ATIVA%20REFLEX%C3%95ES%20DO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20E%20APRENDIZAGEM%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf Acesso em: 7 jul. 2021.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Boton Gandin, H., Mello da Silva, C., & Teixeira Porto, A. P. (2021). PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO LEITORA E LETRAMENTO DIGITAL. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 45–68. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.45-68