PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO LEITORA E LETRAMENTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.45-68Palavras-chave:
Formação de leitores, Ensino Fundamental, Plataformas interativas digitais, ELO, WORDWALL.Resumo
A formação de leitores é um desafio a professores na educação básica, principalmente na era da cibercultura, que, com ferramentas e recursos interativos, demanda a criação de novas possibilidades para a promoção de leitura no ambiente escolar e também fora dele. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de prática de mediação de leitura com exploração de jogos digitais que podem ser construídos com exploração de ferramentas disponíveis em duas plataformas: a ELO e a WORDWALL, selecionadas como objetos de investigação. A pesquisa parte de uma abordagem teórico-crítica sobre jogos digitais e formação leitora, contemplando referência a objetivos da leitura na educação básica – etapa do ensino fundamental, ao letramento digital e a associação entre leitura e tecnologias; em seguida, apresenta uma ilustração de potencialidades dessas plataformas para criação de atividades de promoção de leitura. A partir da análise, observa-se que as plataformas são potenciais recursos que podem ser incorporados às práticas de leitura do ensino fundamental, pois por meio das telas, a interatividade, motivação, ludicidade, concentração e atenção são possíveis e contribuem para a exploração e compreensão do que se lê. Contudo, o bom uso delas depende de criatividade, inovação e abordagem centrada em habilidades de leitura.
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