UMA MIRADA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA

DA ANTIGUIDADE AO ENSINO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.289-312

Palavras-chave:

História da álgebra, Pensamento algébrico, PCN, BNCC, Educação matemática

Resumo

Este artigo explora a evolução da álgebra, desde suas origens até sua incorporação nos currículos educacionais contemporâneos no Brasil. O objetivo é compreender como se configura o campo de ensino da álgebra no Brasil, com um olhar para sua história desde os primórdios até a contemporaneidade, demarcando os elementos mobilizadores dessa trajetória. A partir de uma análise documental e histórica, foram investigados registros como os de Alpoim, Bélidor e Bézout, mencionados por Valente (1999; 2004), além das reformas educacionais que moldaram o ensino da álgebra. Destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, que redefiniram a álgebra no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico. Contudo, identificou-se a ausência de uma definição clara deste conceito nos documentos normativos, o que pode gerar desafios para a prática docente. A análise sugere que compreender a história da álgebra e suas implicações pedagógicas contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino, favorecendo uma aprendizagem significativa. Assim, conclui se que a articulação entre o contexto histórico do ensino da álgebra e as demandas contemporâneas pode potencializar o ensino da álgebra, promovendo o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes.

Biografia do Autor

Aline Mazzonetto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen/RS, com bolsa modalidade II PROSUC/CAPES. Graduada em Matemática Licenciatura (2023) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Campus de Frederico Westphalen/RS. Graduada em Formação Pedagógica em Matemática (2022) também pela UNOPAR/FW. Graduada em Engenharia Civil (2020) pela URI/FW. Faz parte do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (GPPE): Formação de Professores, Saberes e Práticas. 

Lucí dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. 

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Publicado

2025-09-05 — Atualizado em 2025-11-07

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Como Citar

Mazzonetto, A., & Bernardi, L. dos S. (2025). UMA MIRADA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA: DA ANTIGUIDADE AO ENSINO CONTEMPORÂNEO. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 289–312. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.289-312 (Original work published 5º de setembro de 2025)