UMA MIRADA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA
DA ANTIGUIDADE AO ENSINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.289-312Palavras-chave:
História da álgebra, Pensamento algébrico, PCN, BNCC, Educação matemáticaResumo
Este artigo explora a evolução da álgebra, desde suas origens até sua incorporação nos currículos educacionais contemporâneos no Brasil. O objetivo é compreender como se configura o campo de ensino da álgebra no Brasil, com um olhar para sua história desde os primórdios até a contemporaneidade, demarcando os elementos mobilizadores dessa trajetória. A partir de uma análise documental e histórica, foram investigados registros como os de Alpoim, Bélidor e Bézout, mencionados por Valente (1999; 2004), além das reformas educacionais que moldaram o ensino da álgebra. Destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, que redefiniram a álgebra no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico. Contudo, identificou-se a ausência de uma definição clara deste conceito nos documentos normativos, o que pode gerar desafios para a prática docente. A análise sugere que compreender a história da álgebra e suas implicações pedagógicas contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino, favorecendo uma aprendizagem significativa. Assim, conclui se que a articulação entre o contexto histórico do ensino da álgebra e as demandas contemporâneas pode potencializar o ensino da álgebra, promovendo o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes.
Referências
BONDAN, Cecilia Romitti; BERNARDI, Lucí dos Santos. Investigação matemática em sala de aula: pensando ambientes de aprendizagem que promovam a cooperação investigativa. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 205–223, 2024. DOI: 10.31512/19819250.2024.25.01.205-223. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/revistadech/article/view/4636. Acesso em: 1 maio. 2025.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KONZEN, Sandra; BERNARDI, Lucí dos Santos; CECCO, Bruna Larissa. O campo do ensino de geometria no Brasil: do Brasil Colônia ao período do regime militar. Hipátia, Chapecó, v. 2, n. 2, p. 58-70, 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/712. Acesso: 27 abr. 2025.
MAZZONETTO, Aline; BERNARDI, Luci dos Santos. Avaliações Externas e Ensino de Álgebra: reflexões a partir do relatório do INEP 2023. In: SILVA, Alexandre et al. (Org.). Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática. 1ed.Frederico Westphalen RS: URI Frederico Westph, 2024, v. 13, p. 1160-1175.
MENESES, Ricardo Soares. Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11203/1/Ricardo%20Soares%20de%20Meneses.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.
OLIVEIRA, Marcus Aldenisson; VALDEMARIN, Vera Teresa. No Instituto Pestalozzi e na Escola Paulista: uma álgebra intuitiva para o ensino primário? (1800-1920). HISTEMAT, SBHMat, v. 8, p. 1-28, 2022.
PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa.; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Portugal: Ministério da Educação, Direção Geral de Integração e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7105. Acesso em: 27 abr. 2025.
SILVA, Maria Helena. Estudos das visões sobre álgebra presentes nos parâmetros curriculares nacionais de matemática do ensino fundamental em relação a números e operações. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11090/1/EDM%20%20Maria%20helena%20da%20silva.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.
VALENTE, Wagner. Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1999.
VALENTE, Wagner. Rodrigues. (Org.). O nascimento da matemática do ginásio. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2004.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e palavra. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 395-486. (Original publicado em 1934).
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-11-07 (2)
- 2025-09-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.