INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.205-223Palavras-chave:
investigação matemática, cooperação matemática, cenários investigativos.Resumo
O presente artigo traz um estudo teórico concernente a conceitos e princípios sobre a Investigação Matemática em sala de aula. Defende-se que é possível propor uma aula ancorada na Investigação Matemática, desafiando as práticas educativas tecnicistas. Nesse viés, o objetivo é discutir, aqui, a investigação matemática, tendo como possibilidade a cooperação matemática, mobilizando os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Face a isso, a metodologia empregada foi a bibliográfica e o artigo está assim estruturado: conceito educativo de Investigação Matemática; etapas investigativas como instrumento metodológico; elementos de um ambiente de aprendizagem na perspectiva de Cenários para Investigação e pressupostos de uma Cooperação Investigativa. Dessa forma, como resultados, aponta-se que a aprendizagem dos estudantes é estimulada pela curiosidade e pelo interesse. Versa-se sobre a possibilidade de desenvolver ambientes de aprendizagem que se configurem com centralidade na investigação, visando o engajamento dos discentes e a promoção de reflexões sobre a matemática e suas aplicações, oportunizando uma cooperação investigativa efetiva. Nesse sentido, espera-se que o aluno seja capaz de fazer uma investigação de natureza matemática, de acordo com cada nível de ensino, compreendendo o que é a matemática e qual a sua utilidade na compreensão do mundo, além de ter domínio sobre os conhecimentos adquiridos.
Referências
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação Matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. Belo Horizonte/MG: Editora Autêntica, 2006.
BECHARA, Evanildo. Dicionário da língua portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro/RJ: Nova Fronteira, 2011.
LAMONATO, Maiza; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação Matemática: reflexões para o ensino de Matemática. Revista Zetetiké, Campinas/SP, v. 19, n. 36, p. 51-74, jul./dez. 2011. Disponível em. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=46&lid=7036. Acesso em: 28 fev. 2022.
PONTE, João Pedro da. Investigar, ensinar e aprender. In: PROFMAT, 2003, Lisboa/Portugal. Actas: [...]. Lisboa/Portugal: APM, 2003, p. 25-39.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigação Matemática na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2009.
SILVA, Denise Knorst; COSTA, David A. Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 160-179, 2019. DOI 10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Revista Bolema, Rio Claro/SP, v. 13, n. 14, p. 1-24, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635/7022. Acesso em: 28 fev. 2022.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação Matemática Crítica. Campinas/SP: Papirus, 2014.
WICHNOSKI, Paulo. Uma entrevista com João Pedro da Ponte sobre a investigação Matemática na educação Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão/PR, v. 11, n. 24, p. 08-14, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6734. Acesso em: 05 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.