INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.205-223

Palavras-chave:

investigação matemática, cooperação matemática, cenários investigativos.

Resumo

O presente artigo traz um estudo teórico concernente a conceitos e princípios sobre a Investigação Matemática em sala de aula. Defende-se que é possível propor uma aula ancorada na Investigação Matemática, desafiando as práticas educativas tecnicistas. Nesse viés, o objetivo é discutir, aqui, a investigação matemática, tendo como possibilidade a cooperação matemática, mobilizando os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Face a isso, a metodologia empregada foi a bibliográfica e o artigo está assim estruturado: conceito educativo de Investigação Matemática; etapas investigativas como instrumento metodológico; elementos de um ambiente de aprendizagem na perspectiva de Cenários para Investigação e pressupostos de uma Cooperação Investigativa. Dessa forma, como resultados, aponta-se que a aprendizagem dos estudantes é estimulada pela curiosidade e pelo interesse. Versa-se sobre a possibilidade de desenvolver ambientes de aprendizagem que se configurem com centralidade na investigação, visando o engajamento dos discentes e a promoção de reflexões sobre a matemática e suas aplicações, oportunizando uma cooperação investigativa efetiva. Nesse sentido, espera-se que o aluno seja capaz de fazer uma investigação de natureza matemática, de acordo com cada nível de ensino, compreendendo o que é a matemática e qual a sua utilidade na compreensão do mundo, além de ter domínio sobre os conhecimentos adquiridos.

Biografia do Autor

Cecilia Romitti Bondan, URI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1995), e Matemática/Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003).Possui Pós-graduação em Psicopedagogia pela URI Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Universidade UNIASSELVI, Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNIASSELVI, Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado, na Fainter( Faculdade de Iteração). Atualmente cursando Mestrado em Educação pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen, com a temática A Investigação Matemática em sala de aula no Ensino Fundamental- -Uma construção Necessária com Profa. Dra. Lucí dos Santos Bernardi, pertencente a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas , Trabalhou no Ensino Fundamental com Séries Iniciais e Matemática Séries finais, Física e Matemática em Ensino Médio. Atualmente é Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena.

Lucí dos Santos Bernardi, URI

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. É líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participa do GT 19 (Educação Matemática) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do GT 07 (Formação de Professores que ensinam Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Professor, Educação Matemática, Etnoconhecimento e Processos Educativos, Educação Indígena e do Campo, Cidades Educadoras e Pedagogias Urbanas.

Referências

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação Matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. Belo Horizonte/MG: Editora Autêntica, 2006.

BECHARA, Evanildo. Dicionário da língua portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro/RJ: Nova Fronteira, 2011.

LAMONATO, Maiza; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação Matemática: reflexões para o ensino de Matemática. Revista Zetetiké, Campinas/SP, v. 19, n. 36, p. 51-74, jul./dez. 2011. Disponível em. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=46&lid=7036. Acesso em: 28 fev. 2022.

PONTE, João Pedro da. Investigar, ensinar e aprender. In: PROFMAT, 2003, Lisboa/Portugal. Actas: [...]. Lisboa/Portugal: APM, 2003, p. 25-39.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigação Matemática na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2009.

SILVA, Denise Knorst; COSTA, David A. Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 160-179, 2019. DOI 10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Revista Bolema, Rio Claro/SP, v. 13, n. 14, p. 1-24, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635/7022. Acesso em: 28 fev. 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação Matemática Crítica. Campinas/SP: Papirus, 2014.

WICHNOSKI, Paulo. Uma entrevista com João Pedro da Ponte sobre a investigação Matemática na educação Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão/PR, v. 11, n. 24, p. 08-14, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6734. Acesso em: 05 jul. 2022.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Bondan, C. R., & Bernardi, L. dos S. (2024). INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 205–223. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.205-223