UMA MIRADA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA
DA ANTIGUIDADE AO ENSINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.289-312Palavras-chave:
História da álgebra, Pensamento algébrico, PCN, BNCC, Educação matemáticaResumo
Este artigo explora a evolução da álgebra, desde suas origens até sua incorporação nos currículos educacionais contemporâneos no Brasil. O objetivo é compreender como se configura o campo de ensino da álgebra no Brasil, com um olhar para sua história desde os primórdios até a contemporaneidade, demarcando os elementos mobilizadores dessa trajetória. A partir de uma análise documental e histórica, foram investigados registros como os de Alpoim, Bélidor e Bézout, mencionados por Valente (1999; 2004), além das reformas educacionais que moldaram o ensino da álgebra. Destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, que redefiniram a álgebra no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico. Contudo, identificou-se a ausência de uma definição clara deste conceito nos documentos normativos, o que pode gerar desafios para a prática docente. A análise sugere que compreender a história da álgebra e suas implicações pedagógicas contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino, favorecendo uma aprendizagem significativa. Assim, conclui se que a articulação entre o contexto histórico do ensino da álgebra e as demandas contemporâneas pode potencializar o ensino da álgebra, promovendo o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes.
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- 2025-11-07 (2)
- 2025-09-05 (1)
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