CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS SOBRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.172-190Palavras-chave:
Educação Integral, Educação especial, Formação de professoresResumo
A quantidade de horas que o educando permanece na escola não define se terá acesso a uma Educação Integral. A concepção de Educação Integral contemporânea está relacionada com as múltiplas dimensões, incluindo elementos para além da busca da intelectualidade, e precisa ser ofertada para todos, inclusive para as pessoas Público da Educação Especial. Com isso, realizou-se a seguinte problematização: compreendendo que as concepções são indícios de atitudes, quais as concepções de graduandos em Pedagogia e outras licenciaturas sobre fundamentos da Educação Especial? Essas concepções se aproximam ou se distanciam de uma Educação Integral? Nesse sentido, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão contidos neste artigo, consiste em relacionar a compreensão de graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas acerca dos fundamentos da Educação Especial com os princípios de uma Educação Integral. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, a qual teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários virtuais com graduandos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas de uma universidade pública, no Nordeste brasileiro. As respostas obtidas foram lidas e organizadas em seis categorias, possibilitando compreender que, na pesquisa em questão, os graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas apresentam compreensões a respeito dos fundamentos da Educação Especial que se aproximam dos princípios de uma Educação Integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.