CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS SOBRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.172-190

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação especial, Formação de professores

Resumo

A quantidade de horas que o educando permanece na escola não define se terá acesso a uma Educação Integral. A concepção de Educação Integral contemporânea está relacionada com as múltiplas dimensões, incluindo elementos para além da busca da intelectualidade, e precisa ser ofertada para todos, inclusive para as pessoas Público da Educação Especial. Com isso, realizou-se a seguinte problematização: compreendendo que as concepções são indícios de atitudes, quais as concepções de graduandos em Pedagogia e outras licenciaturas sobre fundamentos da Educação Especial? Essas concepções se aproximam ou se distanciam de uma Educação Integral? Nesse sentido, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão contidos neste artigo, consiste em relacionar a compreensão de graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas acerca dos fundamentos da Educação Especial com os princípios de uma Educação Integral. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, a qual teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários virtuais com graduandos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas de uma universidade pública, no Nordeste brasileiro. As respostas obtidas foram lidas e organizadas em seis categorias, possibilitando compreender que, na pesquisa em questão, os graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas apresentam compreensões a respeito dos fundamentos da Educação Especial que se aproximam dos princípios de uma Educação Integral.

Biografia do Autor

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Programa de Pós Graduação da UFBA.

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- UFBA, Departamento de Educação I, área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva e credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFBA) e em Ciências da Reabilitação (PPGReab/UFBA) do Instituto multidisciplinar de Reabilitação e Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). Mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília (2015). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área: Ensino na Educação Brasileira, Linha de pesquisa: Educação Especial.

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora e mestra em educação.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Barbosa, R. da S., Queiroz, F. M. M. G. de, & Conceição, A. de N. (2025). CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS SOBRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 172–190. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.172-190

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas