CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA (CRECE): A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UM BAIRRO EDUCADOR NA CAPITAL PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.13-41Palavras-chave:
Conselho. Gestão Democrática. Participação. Cidade Educadora. Relação governo-sociedadeResumo
A gestão democrática da escola pública, um princípio constitucional, está comprometida com a cidade educadora via instauração de espaços democráticos de participação. O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) é um desses espaços com potencial articulador de ações territorialmente, provocando o diálogo entre as escolas e delas com a estrutura do sistema, apresentando, debatendo, deliberando questões voltadas à garantia de direitos dos cidadãos. Este texto decorre de pesquisa acadêmica que teve como objeto de estudo o CRECE e trata da experiência do CRECE do bairro de São Mateus, localizado na zona leste da capital paulista. Tem por objetivo apresentar a articulação de ações democratizantes e educativas realizadas entre ações do governo local e o referido conselho regional (CRECE) alinhadas à proposta da cidade educadora. Para responder a questão, sobre como foi possível impulsionar ações articuladas entre governo e sociedade civil, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa recorrendo a análise documental e entrevistas (CELLARD, 2008; BOURDIEU, 2001). Teoricamente, foram importantes as contribuições de Paulo Freire, Luciana Tatagiba, Vitor Paro, entre outros. A experiência revelou que, para a criação e fortalecimento de espaços democráticos de participação na cidade como o CRECE, faz-se necessário um passo-a-passo nas ações devendo estar presente a dialogicidade bem como a construção coletiva. Conclui que o CRECE apresenta potencial formador e articulador revelando nuances de um bairro constituindo-se com perfil educador.
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