CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA (CRECE): A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UM BAIRRO EDUCADOR NA CAPITAL PAULISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.13-41

Palabras clave:

Conselho. Gestão Democrática. Participação. Cidade Educadora. Relação governo-sociedade

Resumen

A gestão democrática da escola pública, um princípio constitucional, está comprometida com a cidade educadora via instauração de espaços democráticos de participação. O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) é um desses espaços com potencial articulador de ações territorialmente, provocando o diálogo entre as escolas e delas com a estrutura do sistema, apresentando, debatendo, deliberando questões voltadas à garantia de direitos dos cidadãos. Este texto decorre de pesquisa acadêmica que teve como objeto de estudo o CRECE e trata da experiência do CRECE do bairro de São Mateus, localizado na zona leste da capital paulista. Tem por objetivo apresentar a articulação de ações democratizantes e educativas realizadas entre ações do governo local e o referido conselho regional (CRECE) alinhadas à proposta da cidade educadora. Para responder a questão, sobre como foi possível impulsionar ações articuladas entre governo e sociedade civil, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa recorrendo a análise documental e entrevistas (CELLARD, 2008; BOURDIEU, 2001). Teoricamente, foram importantes as contribuições de Paulo Freire, Luciana Tatagiba, Vitor Paro, entre outros. A experiência revelou que, para a criação e fortalecimento de espaços democráticos de participação na cidade como o CRECE, faz-se necessário um passo-a-passo nas ações devendo estar presente a dialogicidade bem como a construção coletiva. Conclui que o CRECE apresenta potencial formador e articulador revelando nuances de um bairro constituindo-se com perfil educador.

Biografía del autor/a

Cileda Santos Sant'Anna Perrella, Universidade Federal de São Carlos/Universidade Zumbi dos Palmares

Mestrado e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado  pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.  Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (aposentada). Tem experiência em assessorar Secretarias de Educação (Gestão escolar e formação de professores). Pesquisadora da Rede EScola Pública e Universidade (REPU). Projetos de Pesquisa em andamento: Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas; Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018). Livros publicados: Formação e participação políticas de conselheiros e conselheiras de escola; A escola pública feita por várias mãos (org com Rubens Barbosa de Camargo) ambos Editora Appris. Interesse: gestão escolar democrática, organização do trabalho na escola, política e gestão educacional.

Citas

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão: novos marcos regulatórios da educação

no Brasil. São Paulo: Xamã, 2009.

AIETA, Vânia Siciliano; ZUIN, Aparecida Luiza Alzira. Princípios Norteadores da Cidade Educadora. Revista de Direito da Cidade, Rio de Janeiro, vol.04, nº 02, p. 193-232. 2012

APPLE, Michel; BEANE, James A. (Org.). Escolas democráticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ARELARO, L. R. G., and CABRAL, M. R. M. Paulo Freire: por uma teoria e práxis transformadora. In: BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, 2019, pp. 267-292. História, Pensamento, Educação collection. Novas Investigações series, vol. 9.

BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita. Cidadania e democracia. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 33, p. 5-16, 1994.

BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselhos e planos. São Paulo: Instituto Paulo Freire: Ed. L, 2009.

BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2009. p. 147-176.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre (Coord.). A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 693-732.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio (orgs). Dicionário de políticas públicas. 2.ed. São Paulo: Editora da Unesp/Fundap, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. A cidade na Educação. São Paulo: Cortez, 1991.

________. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed São Paulo: Cortez, 2012.

________. Crítica à estrutura da escola. São Paulo: Cortez: 2011.

________. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Ubiratan de Paula; BARRETTA, Daisy. Subprefeituras: descentralização e participação popular em São Paulo. São Paulo: Hucitec: PMSP, 2004.

SÃO PAULO. Decreto nº 56.520, de 16 de outubro de 2015. Regulamenta a Lei nº 16.213, de 17 de junho de 2015, que dispõe sobre a criação e funcionamento do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – Crece, bem como inclui o inciso XIV no artigo 118 da Lei nº 14.660, de 26 de dezembro de 2007. São Paulo, 2015.

SILVA, Camilla Croso et al. Educação na capital paulista: um ensaio avaliativo da política municipal (2001-2002). São Paulo: Instituto Pólis; PUC-SP, 2004. (Observatório dos Direitos do Cidadão: acompanhamento e análise das políticas públicas da cidade de São Paulo, 20).

SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa (Dossiê) Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003.

________ Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. 2006.

TATAGIBA, Luciana; TEIXEIRA, Ana Cláudia Chaves. Participação e democracia. Civitas, v. 6, n. 1, Porto Alegre, p. 223-240, jan./jun., 2006.

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Perrella, C. S. S. (2021). CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA (CRECE): A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UM BAIRRO EDUCADOR NA CAPITAL PAULISTA. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 13–41. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.13-41