Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.120-142Palavras-chave:
Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na Educação Superior.Resumo
Este artigo toma como central a discussão acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017, cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. O projeto de pesquisa foi financiado por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A pesquisa realizada, um estudo de caso de caráter documental, tomou como materialidade os relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.Referências
BRASIL. Lei N. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> . Acesso em: 11 abril 2017.
CUNHA, Maria Isabel da (Org). Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin. Brasilia: CAPES: CNPq, 2010.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Docência Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa (Org). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Porto Alegre: INEP/RIES, 2006.
ISAIA. Silvia; BOLZAN. Doris Pires Vargas. Aprendizagem Docente no Ensino Superior: construções a partir de uma rede de interações e mediações. UNIrevista. Vol.1, n.1. IV Congresso Internacional de Educação. UNISINOS. São Leopoldo. 2005.
ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 161-177.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26 .p. 43-59, jan./jun. 2008. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1551/1181. Acesso em: 20 mar. 2018.
ISAIA, Silvia Maria Aguiar et al. Educação superior e aprendizagem docente: a construção da professoralidade. Santa Maria, UFSM, 2008. (Paper) Disponível em: < http://w3.ufsm.br/gtforma/estagio1/5f8279f686111670e4d47b33350b3be9.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.
MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Lisboa, n. 8, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Carlosmarcelo_Desenv_Profissional.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.
MENDES, Thamiris Christiane e BACCON, Ana Lucia Pereira. Profissional docente: o ser e o manter-se na docência. In: PRYJMA, Marielda Ferreira e OLIVEIRA, Oséias Santos de (orgs). O desenvolvimento profissional docente em questão. Curitiba: Ed.UFTPR, 2016. p. 416 – 433.
MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Porto Alegre: INEP/RIES, 2006. 610 p.
PENSIN, Daniela Pederiva. Agenciamento e docência na educação superior. São Leopoldo: Unisinos, 2017. 204p. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
POWACZUK, Ana Carla e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência em caráter substitutivo: lugar de aprendizagem docente no ensino superior. Políticas Educativas, Campinas, v. 1, n.2, p.62-74, jul. 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.