Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.120-142

Palabras clave:

Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na Educação Superior.

Resumen

Este artigo toma como central a discussão acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017, cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. O projeto de pesquisa foi financiado por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A pesquisa realizada, um estudo de caso de caráter documental, tomou como materialidade os relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola  a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.

Biografía del autor/a

Daniela Pederiva Pensin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Alexandra Biondo Lopes Pacheco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Citas

BRASIL. Lei N. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> . Acesso em: 11 abril 2017.

CUNHA, Maria Isabel da (Org). Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin. Brasilia: CAPES: CNPq, 2010.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Docência Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa (Org). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Porto Alegre: INEP/RIES, 2006.

ISAIA. Silvia; BOLZAN. Doris Pires Vargas. Aprendizagem Docente no Ensino Superior: construções a partir de uma rede de interações e mediações. UNIrevista. Vol.1, n.1. IV Congresso Internacional de Educação. UNISINOS. São Leopoldo. 2005.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 161-177.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26 .p. 43-59, jan./jun. 2008. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1551/1181. Acesso em: 20 mar. 2018.

ISAIA, Silvia Maria Aguiar et al. Educação superior e aprendizagem docente: a construção da professoralidade. Santa Maria, UFSM, 2008. (Paper) Disponível em: < http://w3.ufsm.br/gtforma/estagio1/5f8279f686111670e4d47b33350b3be9.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Lisboa, n. 8, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Carlosmarcelo_Desenv_Profissional.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.

MENDES, Thamiris Christiane e BACCON, Ana Lucia Pereira. Profissional docente: o ser e o manter-se na docência. In: PRYJMA, Marielda Ferreira e OLIVEIRA, Oséias Santos de (orgs). O desenvolvimento profissional docente em questão. Curitiba: Ed.UFTPR, 2016. p. 416 – 433.

MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. v. 2. Porto Alegre: INEP/RIES, 2006. 610 p.

PENSIN, Daniela Pederiva. Agenciamento e docência na educação superior. São Leopoldo: Unisinos, 2017. 204p. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

POWACZUK, Ana Carla e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência em caráter substitutivo: lugar de aprendizagem docente no ensino superior. Políticas Educativas, Campinas, v. 1, n.2, p.62-74, jul. 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.

Archivos adicionales

Publicado

2018-06-04

Cómo citar

Pensin, D. P., & Lopes Pacheco, A. B. (2018). Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 120–142. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.120-142