Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação Infantil e a formação continuada

Autores

  • Bruna Barboza Trasel UNIJUI
  • Celso José Martinazzo UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.10-23

Palavras-chave:

Pedagogia. Ciência. Educador. Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar e explicitar alguns dos pressupostos do pensamento pedagógico de Mario Osorio Marques que integram o livro Pedagogia: a Ciência do Educador (1990). Esses pressupostos são articulados com outros autores, com a finalidade de tensionar o questionamento apresentado por Marques na Introdução do referido livro: “Qual a natureza dos conhecimentos que se requerem do educador para que se possa entender, organizar e conduzir as práticas educativas em que se empenha, não como sujeito isolado, mas como coletivo dos educadores/educandos?” Sobre tal questionamento acrescentamos: Como têm sido pensado os momentos de efetivação do trabalho coletivo, os planejamentos, a constituição de saberes e as formações continuadas dos profissionais da Educação Infantil? As análises e possíveis respostas para tais interrogações foram inspiradas nos autores: Mario Osorio Marques (1988, 1990, 1993, 2000, 2014), Francisco Imbernón (2009, 2011) e Isabel de Oliveira e Silva (2003). A reflexão se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica apoiada pelo método dedutivo-indutivo.

Biografia do Autor

Bruna Barboza Trasel, UNIJUI

Pedagoga, Mestranda em Educação nas Ciências

Celso José Martinazzo, UNIJUI

Mestre em Educação (UFSM); doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor pela Universidade do Minho (Uminho). Professor titular do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí.

Referências

IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do Professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

_____. Formação Continuada de Professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

_____. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e Educação. Ijuí: Unijuí, 1988.

_____. Pedagogia: a Ciência do Educador. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 1990.

_____. Conhecimento e Modernidade em Reconstrução. Ijuí: Unijuí, 1993.

_____. A Formação do Profissional da Educação. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

_____. Pedagogia. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da Educação Infantil: formação e construção de identidades. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Trasel, B. B., & Martinazzo, C. J. (2018). Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação Infantil e a formação continuada. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 10–23. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.10-23