Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação Infantil e a formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.10-23Palabras clave:
Pedagogia. Ciência. Educador. Formação Continuada.Resumen
O presente artigo tem o objetivo de analisar e explicitar alguns dos pressupostos do pensamento pedagógico de Mario Osorio Marques que integram o livro Pedagogia: a Ciência do Educador (1990). Esses pressupostos são articulados com outros autores, com a finalidade de tensionar o questionamento apresentado por Marques na Introdução do referido livro: “Qual a natureza dos conhecimentos que se requerem do educador para que se possa entender, organizar e conduzir as práticas educativas em que se empenha, não como sujeito isolado, mas como coletivo dos educadores/educandos?” Sobre tal questionamento acrescentamos: Como têm sido pensado os momentos de efetivação do trabalho coletivo, os planejamentos, a constituição de saberes e as formações continuadas dos profissionais da Educação Infantil? As análises e possíveis respostas para tais interrogações foram inspiradas nos autores: Mario Osorio Marques (1988, 1990, 1993, 2000, 2014), Francisco Imbernón (2009, 2011) e Isabel de Oliveira e Silva (2003). A reflexão se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica apoiada pelo método dedutivo-indutivo.
Citas
IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do Professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
_____. Formação Continuada de Professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
_____. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e Educação. Ijuí: Unijuí, 1988.
_____. Pedagogia: a Ciência do Educador. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 1990.
_____. Conhecimento e Modernidade em Reconstrução. Ijuí: Unijuí, 1993.
_____. A Formação do Profissional da Educação. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
_____. Pedagogia. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da Educação Infantil: formação e construção de identidades. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.