AMAZÔNIA TOCANTINENSE E EDUCAÇÃO INTEGRAL

LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL TERRITORIALIZADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.93-119

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Política educacional, Gestão da educação, Educação municipal no Tocantins, Biogeografia

Resumen

RESUMEN

A partir de una caracterización general y exploratoria de la Amazonía tocantinense, el objetivo es examinar la implementación de la política de educación integral, conforme a lo expresado en la Meta 6 del Plan Nacional de Educación (PNE/2014-2025), en los municipios amazónico-tocantinenses, identificando límites, desafíos y posibilidades para la efectivación de la Educación Integral a Tiempo Completo en este territorio. En términos de método y metodología, se fundamenta en la perspectiva del materialismo histórico-dialéctico, mediante una revisión de la literatura y una investigación empírico-documental. La Amazonía posee una de las mayores biodiversidades del mundo y alberga una pluralidad de especificidades que delimitan realidades amazónicas particulares, las cuales no pueden ser ignoradas en los procesos de gestión y en la implementación de políticas públicas. El texto destaca que las desigualdades educativas observadas en los grupos de municipios tocantinenses reflejan desigualdades socioeconómicas. Estas características socioeconómicas representan desafíos que, probablemente, no pueden ser superados sin mejoras estructurales. La información también indica que la implantación de la escuela a tiempo completo en Tocantins, en cumplimiento de la Meta del PNE, representa un desafío común para todos sus municipios y regiones. La educación integral se presenta como un enfoque esencial para la preservación de las tradiciones y de la biodiversidad de la Amazonía. Desde una perspectiva crítica de la educación integral se vislumbran posibilidades para buscar la transformación social. La efectivación de esta concepción educativa implica el enfrentamiento de los múltiples factores limitantes, tanto internos como externos al ámbito de la educación, y la defensa de iniciativas más robustas, en régimen de colaboración, territorializadas, intersectoriales y colectivas, con una gestión pública y democrática.

PALABRAS CLAVE: Plan Nacional de Educación; política educativa; gestión educativa; educación municipal en Tocantins; biogeografía.

Biografía del autor/a

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte. Membro do NDE do Curso de Pedagogia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, políticas públicas e gestão da educação do Curso de Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e das Pesquisas em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização; e Mapa: Gestão democrática do ensino público. Extensionista e pesquisadora na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME). Vice-Presidente da Anpae-Região Norte. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PET PedPalmas). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. Conselheira do Conselho de Administração da Fapto.

Diogo Teixeira de Castro Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia (UFT/CUP, 2013). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação em Palmas – TO desde 2014.2. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Integrante da Pesquisa em Rede “Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização”. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins/Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME). Associado à Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Deyvison Bispo de Oliveira Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Pedagogia pela UFT- Universidade Federal do Tocantins. Professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de Porto Nacional/TO. Coordenador Do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação em Porto Nacional. Foi professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de São João d´Aliança-GO (2019). Atuando em uma escola rural na comunidade quilombola do Distrito do Forte. Local onde desenvolveu pesquisas relacionadas a ocupação dos espaços e suas implicações; Comunidades tradicionais e educação; Gestão e políticas públicas para educação das relações étnico-raciais. Foi eleito conselheiro tutelar dos direitos das crianças e adolescentes em Arraias/TO (2016-2017). Acadêmico do curso de licenciatura em Geografia - UFT. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID/UFT), subprojeto de Geografia, Campus de Porto Nacional, no período de agosto de 2021 até abril de 2022 (Escola Família Agrícola). Desenvolvendo pesquisas, ações e oficinas didáticas pedagógicas voltadas para a educação territorial e para as relações étnicos raciais e o desafio da implantação da Lei 10639/2003.

Publicado

2025-05-09

Cómo citar

Lagares, R., Silva, D. T. de C., & Santos, D. B. de O. (2025). AMAZÔNIA TOCANTINENSE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL TERRITORIALIZADA. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 93–119. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.93-119

Número

Sección

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas