AMAZÔNIA TOCANTINENSE E EDUCAÇÃO INTEGRAL

LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL TERRITORIALIZADA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.93-119

Keywords:

Plano Nacional de Educação, Política educacional, Gestão da educação, Educação municipal no Tocantins, Biogeografia

Abstract

Based on a general and exploratory characterization of the Tocantins Amazon, the objective is to examine the implementation of the full-time education policy, as expressed in Goal 6 of the National Education Plan (PNE/2014-2025), in the Amazon-Tocantins municipalities, identifying limits, challenges, and possibilities for the effective implementation of full-time integral education in this territory. In terms of method and methodology, the study is based on the perspective of historical-dialectical materialism, employing a literature review and empirical-documentary research. The Amazon encompasses one of the world’s greatest biodiversities and harbors a plurality of specific characteristics that delineate distinct Amazonian realities, which cannot be ignored in management processes and in the implementation of public policies. The text emphasizes that the educational inequalities observed in the groups of Tocantins municipalities reflect broader socioeconomic inequalities. These socioeconomic characteristics represent challenges that likely cannot be overcome without structural improvements. The information also indicates that the implementation of all-day schooling in Tocantins, in compliance with the PNE Goal, represents a common challenge for all its municipalities and regions. Integral education is presented as an essential approach for preserving the traditions and biodiversity of the Amazon. Within a critical perspective on integral education lie the possibilities for pursuing social transformation. The effective realization of this educational conception implies confronting multiple limiting factors-both internal and external to the field of education—and advocating for more robust initiatives based on collaboration, territorialization, intersectorality, and collectivity, under public and democratic management.

KEYWORDS: National Education Plan; educational policy; education management; municipal education in Tocantins; biogeography.

Author Biographies

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte. Membro do NDE do Curso de Pedagogia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, políticas públicas e gestão da educação do Curso de Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e das Pesquisas em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização; e Mapa: Gestão democrática do ensino público. Extensionista e pesquisadora na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME). Vice-Presidente da Anpae-Região Norte. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PET PedPalmas). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. Conselheira do Conselho de Administração da Fapto.

Diogo Teixeira de Castro Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia (UFT/CUP, 2013). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação em Palmas – TO desde 2014.2. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Integrante da Pesquisa em Rede “Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização”. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins/Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME). Associado à Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Deyvison Bispo de Oliveira Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Pedagogia pela UFT- Universidade Federal do Tocantins. Professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de Porto Nacional/TO. Coordenador Do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação em Porto Nacional. Foi professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de São João d´Aliança-GO (2019). Atuando em uma escola rural na comunidade quilombola do Distrito do Forte. Local onde desenvolveu pesquisas relacionadas a ocupação dos espaços e suas implicações; Comunidades tradicionais e educação; Gestão e políticas públicas para educação das relações étnico-raciais. Foi eleito conselheiro tutelar dos direitos das crianças e adolescentes em Arraias/TO (2016-2017). Acadêmico do curso de licenciatura em Geografia - UFT. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID/UFT), subprojeto de Geografia, Campus de Porto Nacional, no período de agosto de 2021 até abril de 2022 (Escola Família Agrícola). Desenvolvendo pesquisas, ações e oficinas didáticas pedagógicas voltadas para a educação territorial e para as relações étnicos raciais e o desafio da implantação da Lei 10639/2003.

Published

2025-05-09

How to Cite

Lagares, R., Silva, D. T. de C., & Santos, D. B. de O. (2025). AMAZÔNIA TOCANTINENSE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL TERRITORIALIZADA. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 93–119. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.93-119

Issue

Section

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas