LA EDUCACIÓN INTEGRAL COMO DERECHO:

Un paseo histórico desde el Manifesto dos Pioneiros de 1932 hasta la ley 14.640 de 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.38-52

Resumen

Este artículo trata sobre el camino hacia la Educación Integral en Brasil. Una línea histórica que resume las experiencias de Anísio Teixeira, Maria Nilde Mascellani y Darcy Ribeiro. A partir de estas propuestas llegamos al Programa Mais Educação, un programa de inducción a la Educación Integral, durante el período de 2007 a 2013. En 2023, la Educación Integral fue establecida por la Ley 14.640, que habla de “Escuela de Tiempo Completo”. Es momento de reflexionar sobre la propuesta de Educación Integral que deseamos, retomando las experiencias exitosas que nos precedieron y expandiendo más allá del tiempo, la visión de formación integral del ser, considerando su contexto, su territorio y su totalidad humana. Desde esta concepción la educación se democratizará e incluirá a todos.

Biografía del autor/a

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).  Professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW. E-mail: jaquelinemoll@gmail.com

Edna Alves Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Rede Municipal de Educação de Malhada de Pedras-BA. Membro do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral/Integrada (CTBEII). Membro do Observatório Nacional de Educação Integral. Membro de Grupo de Pesquisa GPCSL/UNEB/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e Interfaces – UFRGS/CNPq. Membro da Cátedra da Unesco “Cidade que educa e transforma”. Participa da REDHUMANI – Rede brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam. Participa do Fórum Energia e Clima. É associada a AGB- Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Santa Inês/BA. E-mail: ednaapsilva10@gmail.com

Ilda Renata da Silva Agliardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora na de Educação Infantil concursada 20h na Rede Municipal de Capão da Canoa/RS e 20h na rede municipal de Arroio do Sal/RS. E-mail: itrenata@hotmail.com

Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Moll, J., Alves Pereira da Silva, E., & da Silva Agliardi, I. R. (2024). LA EDUCACIÓN INTEGRAL COMO DERECHO:: Un paseo histórico desde el Manifesto dos Pioneiros de 1932 hasta la ley 14.640 de 2023. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 38–52. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.38-52