Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista de Ciências Humanas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
PPGEDU
Buscar
Portal de Revistas
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 3 (2024): Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática
v. 25 n. 3 (2024): Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática
Publicado:
2024-12-27
Editorial
APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: DESAFIOS E COMPROMISSOS PARA A VIDA DEMOCRÁTICA
Silvia Regina Canan, Claudionei Vicente Cassol
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.01-05
Dossiê
SABEDORIA DE PENÉLOPE
RECONHECER AS CICATRIZES URBANAS NA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA
Márcio Tascheto da Silva
06-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.06-18
LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINA
DEBATES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, POLÍTICOS Y EDUCACIONALES
Pablo Daniel García, Jaílson Bonatti
19-37
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.19-37
EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO DIREITO
UMA CAMINHADA HISTÓRICA DESDE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932 ATÉ A LEI 14.640 DE 2023
Jaqueline Moll, Edna Alves Pereira da Silva, Ilda Renata da Silva Agliardi
38-52
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.38-52
“BRINCAR É COISA SÉRIA”
POTENCIALIZANDO O TERRITÓRIO DA CIDADE
Juliane Claudia Piovesan, Susana Schwartz Basso
53-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.53-68
ESCREVIVÊNCIAS FEMININAS
TRAÇANDO LINHAS EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM VARGINHA/MG
Cilene Margarete Pereira, Fernanda Mitsue Soares Onuma, Aline Lourenço de Oliveira
69-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.69-80
O ENSINO E A APRENDIZAGEM
ENCONTROS E DESENCONTROS
Hildegard Susana Jung, Rute Henrique da Silva Ferreira
81-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.81-91
FORMAÇÃO POLÍTICA
UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SUL DE MINAS GERAIS
Lucas Magalhães Costa, Elisa Zwick
92-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.92-109
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICAS E DIRECIONAMENTOS A PARTIR DAS DIRETRIZES DE 2002, 2015, 2019 E 2024
Ieda Pertuzatti, Silvia Regina Canan
110-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.110-125
CIDADES QUE EDUCAM E TRANSFORMAM
PRINCÍPIOS FUNDANTES DA GESTÃO À CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS
Elisabete Cerutti, Marili Moreira da Silva Vieira
126-141
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.126-141
Artigos
EDUCAÇÃO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ENSINO DE GEOGRAFIA
DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI
Orlando Albani de Carvalho, Gisele Massola, Jussara Alves Pinheiro Sommer
142-163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.142-163
O TEATRO ÉPICO E SUAS CONEXÕES COM O TEATRO DO OPRIMIDO
Juliana Campoy Miranda de Souza, Taise Neves Possani, Sidinei Pithan da Silva
164-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.164-180
TRABALHO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Kássia Pereira Lopes, Socorro de Fátima Moraes Nina, Dayse da Silva Albuquerque
181-197
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.181-197
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Mirella Branco da Trindade, André Luís Silva da Silva
198-218
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.198-218
O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO
O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Liliane Rodrigues Reis, Éder da Silva Silveira
219-244
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.219-244
DESIGUALDADE ENTRE PESQUISADORAS E PESQUISADORES
UMA ANÁLISE DA REMUNERAÇÃO POR REGIÃO NO BRASIL
Marcos Aurélio Brambilla, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias
245-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.245-266
Resenhas
REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
Altair Alberto Fávero, Caroline Simon Bellenzier, Lucas Polesso Marmentini
267-274
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.267-274
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave