Escritos de Mujeres

trazando líneas en educación, derechos humanos y políticas públicas en Varginha/MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.69-80

Resumen

El proyecto de extensión “Escritos de Mujeres: trazando líneas en educación, derechos humanos y políticas públicas en Varginha/MG”, financiado por la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Minas Gerais (FAPEMGI), está registrado en el Control de Acciones de Extensión de la Universidad Federal de Alfenas (CAEX- UNIFAL-MG) bajo el número 6982. Iniciado en marzo de 2024 (previsto finalizar en diciembre de este año), el proyecto es coordinado y ejecutado por el Grupo de Investigación Género para la No Intolerancia (GENI), propone una autorreflexión de sus participantes, a todas las mujeres en situación de vulnerabilidad social, sobre sus vivencias. La materialización de esta autorreflexión se produce a través de círculos de conversación y la producción de diversos textos escritos por los participantes. Para su ejecución, el proyecto hace uso metodológico de las Tertulias Literarias (Flecha et al., 2013), el concepto de “escrivivência” de la escritora mineira Conceição Evaristo (2020) y sus cuentos, publicados en el libro Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011). Además de esta actividad, el proyecto se despliega en varias otras acciones sociales y culturales, ampliando su campo de actividad, inicialmente limitado al CRAS II, y estableciendo alianzas con otras instituciones que atienden a mujeres en situación de vulnerabilidad social y otras comunidades de mujeres.  

Biografía del autor/a

Cilene Margarete Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Doutora e Mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é bolsista da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), atuando na Coordenação de atividades extensionistas do Projeto “Escrevevivências Femininas: traçando linhas em Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas em Varginha/MG”, e integrante do Grupo de Pesquisa GENI (Gênero pela Não Intolerância), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde foi Professora Visitante (2021-2023). Tem interesse nas relações entre Educação, Direitos Humanos e Artes, com destaque para Literatura Brasileira. E-mail: cilene.margarete.pereira@gmail.com

Fernanda Mitsue Soares Onuma, Universidade Federal de Alfenas

Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero pela Não Intolerância (GENI/UNIFAL-MG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS). Coordenadora do projeto “Escrevevivências femininas: traçando linhas em educação, direitos humanos e políticas públicas em Varginha-MG”, financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), integrante de cadeira coletiva junto ao Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Varginha-MG (CMDM). Doutora, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). E-mail: fernanda.onuma@unifal-mg.edu.br

Aline Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, do núcleo de Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS). Integrante da coordenação do Grupo de Pesquisa Gênero pela não Intolerância (GENI - UNIFAL-MG). Os principais interesses de pesquisa no momento são: mulheres, violências de gênero e parentalidade. E-mail: aline.oliveira@unifal-mg.edu.br

Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Pereira, C. M., Mitsue Soares Onuma, F., & Lourenço de Oliveira, A. (2024). Escritos de Mujeres: trazando líneas en educación, derechos humanos y políticas públicas en Varginha/MG. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 69–80. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.69-80