O USO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.188-204

Palabras clave:

música, autismo, escolarização.

Resumen

Este estudo de caráter bibliográfico e documental teve como objetivo refletir sobre o uso da música no processo de escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática parte da consideração de que a música, por ser rica em estímulos sensoriais, envolvendo elementos como: ritmo, melodia, harmonia e timbre, poderá ser adaptada de acordo com as sensibilidades individuais das pessoas com TEA, proporcionando experiências  enriquecedoras. Os aportes teóricos consideram sobretudo as contribuições de Chiarei (2005), Silva e Silva (2018), Steinbrenner; Hume; Odom; Morin; Nowell; Tomaszewski; Szendrey; Mcintyre; Yücesoy-Özkan & Savage (2020), Louro (2015), Zimmer; Rodrigues e Defreitas (2018), American Psychiatric Association (2014), e ainda da BNCC (2018). Os resultados apontam que o uso da música na educação escolar de pessoas com TEA é uma prática que oferece possibilidades diferenciadas para o desenvolvimento integral desses indivíduos. No entanto, é fundamental que essa abordagem seja fundamentada na compreensão profunda das necessidades individuais e da atenção dos alunos, e ainda na experiência de profissionais preparados para o uso dessas práticas.

Biografía del autor/a

Débora da Veiga Sant'Ana Brochado, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestranda em Educação em Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação. Professor do PPGENT UNINTER.

Patricia Tarniowicz, Centro Universitário Internacinoal UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Citas

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre : ARTMED, 2002.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 14 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm >. Acesso em: 09 out. 2023.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental:a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, [S.l.],nº3,junho,2005.Disponívelem: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm >. Acesso em: 17/09/2023.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2023.

CREPALDI, Janaina; BAUMER, Édina Regina. Inclusão do Autista da Educação Infantil. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 3, nº1, janeiro/junho 2019. Disponível em: < https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/4566 > acesso em: 22 set. 2023.

FADDA, Gisella Mouta. CURY, Vera Engler. O enigma do autismo: contribuições sobre a etiologia do transtorno. Psicologia em Estudo, vol. 21, núm. 3, pg. 411 – 423, jul – set. 2016. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287148579006>. Acesso em: 30 set. 203.

FERREIRA, Catiane. Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar. TCC Licenciatura em Educação Especial. Santa Maria RS: UFSM, 2023.

FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL. Autismo e realidade. São Paulo, 2020. Disponível em < https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/marcos-historicos/ >. Aceso em: 29 set. 2023.

GARDENR, Howard. Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

PIMENTEL, George Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations. ID on line. Revista de Psicologia, [S.l.], v. 13, n. 47, p. 234-251, out. 2019. ISSN 1981-1179. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126. Acesso em: 4 Out. 2023.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva,2011.

GRINKER, Roy Richard. Autismo: um mundo obscuro e conturbado. São Paulo: Larrouse do Brasil,2010.

HECKLER, Ana Paula GuglielmI; BAUMER, Édina Regina. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 5, nº. 2, maio/agosto 2021, Disponível em: < https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/6810/5828>. Aceso em: 22 set. 2023.

KANNER, L. Psiquiatria infantil. Buenos Aires: Editorial Psique & Editorial Paidós, 1966.

LEBOYER, M. Autismo infantil: fatos e modelos. São Paulo: Papirus,1995.

LEON, V. C. de. Autismo: como transtorno do implícito e seus possíveis desdobramentos terapêuticos/organização. Curitiba: Editora Polis Civitas, 2020.

LEON, V. C. de. Práticas baseadas em experiências para aplicação do TEACCH nos Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2016.

LOURO, Viviane dos Santos. Ações pedagógicas para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista numa escola de música de São Paulo: relato de caso. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 138-157, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014138. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5155 . Acesso em: 22 set. 2023.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em: < http://www.epsinfo.com.br/INCLUSAO-ESCOLAR.pdf >. Acesso em: 20/09/2023

MELLO, A. M. S. R. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007.Disponível: < https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/Cartilha8aedio.pdf>. Acessado em: 30 set. 2023.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

RODRIGUES, J. Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de transtorno autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem o transtorno: um estudo de caso. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Departamento de Psicologia, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

SCHMIDT, C. Temple Grandin e o autismo: uma análise do filme. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 2, p. 179–194, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000200002

SILVA, C. R. S. da; SILVA, Jorge Cézar da. Música e autismo –um encontro perfeito: Musicalização e Expressão corporal em uma Escola de Educação Especial. 2018. Disponível em: http://www.fpa.art.br/ojs/index.php/teste/article/view/79/70.Acesso em: 19 de setembro de 2023.

SOUZA, M.B. SILVA, M. S. da.; RODRIGUES, S.; TAVARES, A. A.; SOUSA, Karen.; SANTOS, Socorro. Da vibração ao encontro com o outro: psicanálise, música e autismo. Estilos da Clínica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 299-318, 2017. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v22i2p299-318. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125708 >. Acesso em: 22 set. 2023.

STEINBRENNER, J. R.; HUME, K., ODOM, S. L.; MORIN, K. L., NOWELL, S. W.; TOMASZEWSKI, B., SZENDREY, S.; MCINTYRE, N. S.; YÜCESOY-ÖZKAN, S. & SAVAGE, M. N. Prácticas Basadas en Evidencia para niños, niñas, jóvenes y adultos jóvenes con Autismo. Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team, 2020. Disponível em: < https://ncaep.fpg.unc.edu/sites/ncaep.fpg.unc.edu/files/resources/2020%20NCAEP%20EBP%20Report%20-%20Spanish.pdf >. Acesso em: 14 set. 2023.

ZIMMER, P. N.; RODRIGUES, J. C.; DEFREITAS, A. D. Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de Artes/Música Qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 149-166, jan./jun. 2018. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/760 >. Acesso em: 22 set. 2023.

Archivos adicionales

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Brochado, D. da V. S., Lopes, L. F., & Tarniowicz, P. (2024). O USO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista De Ciências Humanas, 25(1), 188–204. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.188-204