O USO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.188-204Palavras-chave:
música, autismo, escolarização.Resumo
Este estudo de caráter bibliográfico e documental teve como objetivo refletir sobre o uso da música no processo de escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática parte da consideração de que a música, por ser rica em estímulos sensoriais, envolvendo elementos como: ritmo, melodia, harmonia e timbre, poderá ser adaptada de acordo com as sensibilidades individuais das pessoas com TEA, proporcionando experiências enriquecedoras. Os aportes teóricos consideram sobretudo as contribuições de Chiarei (2005), Silva e Silva (2018), Steinbrenner; Hume; Odom; Morin; Nowell; Tomaszewski; Szendrey; Mcintyre; Yücesoy-Özkan & Savage (2020), Louro (2015), Zimmer; Rodrigues e Defreitas (2018), American Psychiatric Association (2014), e ainda da BNCC (2018). Os resultados apontam que o uso da música na educação escolar de pessoas com TEA é uma prática que oferece possibilidades diferenciadas para o desenvolvimento integral desses indivíduos. No entanto, é fundamental que essa abordagem seja fundamentada na compreensão profunda das necessidades individuais e da atenção dos alunos, e ainda na experiência de profissionais preparados para o uso dessas práticas.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre : ARTMED, 2002.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 14 set. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm >. Acesso em: 09 out. 2023.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental:a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, [S.l.],nº3,junho,2005.Disponívelem: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm >. Acesso em: 17/09/2023.
CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2023.
CREPALDI, Janaina; BAUMER, Édina Regina. Inclusão do Autista da Educação Infantil. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 3, nº1, janeiro/junho 2019. Disponível em: < https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/4566 > acesso em: 22 set. 2023.
FADDA, Gisella Mouta. CURY, Vera Engler. O enigma do autismo: contribuições sobre a etiologia do transtorno. Psicologia em Estudo, vol. 21, núm. 3, pg. 411 – 423, jul – set. 2016. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287148579006>. Acesso em: 30 set. 203.
FERREIRA, Catiane. Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar. TCC Licenciatura em Educação Especial. Santa Maria RS: UFSM, 2023.
FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL. Autismo e realidade. São Paulo, 2020. Disponível em < https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/marcos-historicos/ >. Aceso em: 29 set. 2023.
GARDENR, Howard. Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
PIMENTEL, George Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations. ID on line. Revista de Psicologia, [S.l.], v. 13, n. 47, p. 234-251, out. 2019. ISSN 1981-1179. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126. Acesso em: 4 Out. 2023.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva,2011.
GRINKER, Roy Richard. Autismo: um mundo obscuro e conturbado. São Paulo: Larrouse do Brasil,2010.
HECKLER, Ana Paula GuglielmI; BAUMER, Édina Regina. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 5, nº. 2, maio/agosto 2021, Disponível em: < https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/6810/5828>. Aceso em: 22 set. 2023.
KANNER, L. Psiquiatria infantil. Buenos Aires: Editorial Psique & Editorial Paidós, 1966.
LEBOYER, M. Autismo infantil: fatos e modelos. São Paulo: Papirus,1995.
LEON, V. C. de. Autismo: como transtorno do implícito e seus possíveis desdobramentos terapêuticos/organização. Curitiba: Editora Polis Civitas, 2020.
LEON, V. C. de. Práticas baseadas em experiências para aplicação do TEACCH nos Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2016.
LOURO, Viviane dos Santos. Ações pedagógicas para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista numa escola de música de São Paulo: relato de caso. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 138-157, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014138. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5155 . Acesso em: 22 set. 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em: < http://www.epsinfo.com.br/INCLUSAO-ESCOLAR.pdf >. Acesso em: 20/09/2023
MELLO, A. M. S. R. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007.Disponível: < https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/Cartilha8aedio.pdf>. Acessado em: 30 set. 2023.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
RODRIGUES, J. Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de transtorno autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem o transtorno: um estudo de caso. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Departamento de Psicologia, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.
SCHMIDT, C. Temple Grandin e o autismo: uma análise do filme. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 2, p. 179–194, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000200002
SILVA, C. R. S. da; SILVA, Jorge Cézar da. Música e autismo –um encontro perfeito: Musicalização e Expressão corporal em uma Escola de Educação Especial. 2018. Disponível em: http://www.fpa.art.br/ojs/index.php/teste/article/view/79/70.Acesso em: 19 de setembro de 2023.
SOUZA, M.B. SILVA, M. S. da.; RODRIGUES, S.; TAVARES, A. A.; SOUSA, Karen.; SANTOS, Socorro. Da vibração ao encontro com o outro: psicanálise, música e autismo. Estilos da Clínica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 299-318, 2017. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v22i2p299-318. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125708 >. Acesso em: 22 set. 2023.
STEINBRENNER, J. R.; HUME, K., ODOM, S. L.; MORIN, K. L., NOWELL, S. W.; TOMASZEWSKI, B., SZENDREY, S.; MCINTYRE, N. S.; YÜCESOY-ÖZKAN, S. & SAVAGE, M. N. Prácticas Basadas en Evidencia para niños, niñas, jóvenes y adultos jóvenes con Autismo. Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team, 2020. Disponível em: < https://ncaep.fpg.unc.edu/sites/ncaep.fpg.unc.edu/files/resources/2020%20NCAEP%20EBP%20Report%20-%20Spanish.pdf >. Acesso em: 14 set. 2023.
ZIMMER, P. N.; RODRIGUES, J. C.; DEFREITAS, A. D. Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de Artes/Música Qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 149-166, jan./jun. 2018. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/760 >. Acesso em: 22 set. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.