A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA ATUAÇÃO FRENTE À PROBLEMATIZAÇÃO DA IGUALDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.11-32Resumen
Introdução: o estudo em tela versa sobre o processo de formação de professoras/es para atuação na educação básica, visto que, se é de incumbência da escola em colaborar para a socialização e humanização dos discentes, cabe à Instituição de Ensino Superior (IES), como local de formação de professoras/es, proporcionar o aprofundamento do estudo das questões de gênero e sexualidade, para que tais estudos, sejam problematizados no âmbito escolar. Pois, é observado em ambientes educacionais a falta de uma educação que esteja de fato voltada para um processo de ensino e aprendizagem que seja democrático e inclusivo em se tratando das questões de gênero e sexualidade. Método: trata-se de revisão bibliográfica e de análise documental a partir das bases de dados do SciELO; Ferramenta Google Acadêmico; livros eletrônicos, Documentos Legislativos e Dissertações. Os descritores utilizados durante a pesquisa foram “questões de gênero”, “sexualidade”, “currículo” e “formação de professoras/es”. Assim, objetivou-se analisar a real necessidade das IES em formar professoras/es para a educação em sexualidade com vistas à problematização da questão da igualdade sexual e de gênero no espaço escolar, bem como o papel do docente na atuação pedagógica com ênfase em uma educação democrática para todas/os/es. Conclusão: evidenciou-se uma falta de problematização das questões relacionadas às identidades de gênero e sexual no cotidiano escolar, muitas das vezes, provenientes do currículo e da postura pedagógica dos docentes, em razão de seus valores e crenças, bem como da falta de uma formação inicial e continuada que aborde tais temáticas, inclusive, a partir da ascensão de movimentos ultraconservadores (no caso brasileiro).
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