A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA ATUAÇÃO FRENTE À PROBLEMATIZAÇÃO DA IGUALDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.11-32

Resumo

Introdução: o estudo em tela versa sobre o processo de formação de professoras/es para atuação na educação básica, visto que, se é de incumbência da escola em colaborar para a socialização e humanização dos discentes, cabe à Instituição de Ensino Superior (IES), como local de formação de professoras/es, proporcionar o aprofundamento do estudo das questões de gênero e sexualidade, para que tais estudos, sejam problematizados no âmbito escolar. Pois, é observado em ambientes educacionais a falta de uma educação que esteja de fato voltada para um processo de ensino e aprendizagem que seja democrático e inclusivo em se tratando das questões de gênero e sexualidade. Método: trata-se de revisão bibliográfica e de análise documental a partir das bases de dados do SciELO; Ferramenta Google Acadêmico; livros eletrônicos, Documentos Legislativos e Dissertações. Os descritores utilizados durante a pesquisa foram “questões de gênero”, “sexualidade”, “currículo” e “formação de professoras/es”. Assim, objetivou-se analisar a real necessidade das IES em formar professoras/es para a educação em sexualidade com vistas à problematização da questão da igualdade sexual e de gênero no espaço escolar, bem como o papel do docente na atuação pedagógica com ênfase em uma educação democrática para todas/os/es. Conclusão: evidenciou-se uma falta de problematização das questões relacionadas às identidades de gênero e sexual no cotidiano escolar, muitas das vezes, provenientes do currículo e da postura pedagógica dos docentes, em razão de seus valores e crenças, bem como da falta de uma formação inicial e continuada que aborde tais temáticas, inclusive, a partir da ascensão de movimentos ultraconservadores (no caso brasileiro).

Biografia do Autor

JADISSON GOIS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) na Linha de Pesquisa: Tecnologias, Linguagens e Educação. Graduado em Educação Física Licenciatura (2016) e Bacharelado (2018) pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/2018). Possui, também, Especialização em Saúde Mental pelo Programa de Pós-graduação (Lato sensu) em caráter de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS - Bolsista do Ministério da Educação), em que esteve lotado nos seguintes equipamentos de Saúde Pública: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS - Transtorno) Liberdade; CAPS - Transtorno Infantojuvenil, Ivone Lara; CAPS - Álcool e outras drogas infantojuvenil, Vida; Consultório na Rua e Projeto de Redução de Danos (PRD), Aracaju/SE. Além disso, também cursa Pós-graduação em Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), financiado pelo Ministério da Saúde. Também estou na condição de Pós-graduando em Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação pelo Grupo Educacional CENSUPEG. Atualmente sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (DEF/CCBS/UFS). Ademais, concentro meus estudos no campo da Educação Física, Práticas Corporais e Promoção da Saúde; Saúde Mental e Atividade Física - Interfaces Sócio-Culturais; Cultura digital; Corpo, Gordofobia e a Mídia-Educação

Cristiano Mezzaroba, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq)

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

DA SILVA, J. G., & Mezzaroba, C. (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA ATUAÇÃO FRENTE À PROBLEMATIZAÇÃO DA IGUALDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista De Ciências Humanas, 23(1), 11–32. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.11-32