RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DA SALA COMUM E O PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.139-152Palabras clave:
Atendimento Educacional Especializado. Salas de recursos multifuncionais. Trabalho docente.Resumen
O objetivo do presente artigo foi analisar e discutir a relação existente entre os professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado com os professores das salas de aula comum das escolas regulares municipais da região do Piemonte da Diamantina, Bahia. A pesquisa ocorreu no território conhecido como Piemonte da Diamantina, formado por 9 municípios. Os sujeitos entrevistados foram 36 professores de Educação Especial que atuam com Atendimento Educacional Especializado nas Salas de recursos multifuncionais, tanto urbanas quanto rurais, dos referidos municípios, sendo 35 mulheres e 1 homem. Foi possível observar que a relação entre esses docentes com os professores que atuam na sala de aula comum das redes municipais ainda está longe do que pode ser considerado aceitável para a implementação de uma proposta de inclusão educacional. É notório que os diversos problemas apresentados são consequências que decorrem principalmente da falta de formação inicial e continuada dos docentes que atuam na sala comum para atuar com alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.
Citas
ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues de. Prática Pedagógica inclusiva: um estudo de caso em escola com atendimento educacional especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 340 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
BRASIL. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep, 2017.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 32-49, set./dez. 2016.
MAYCA, Fabiana Grassi. Relação do atendimento educacional especializado no e com o ensino regular: uma parceria mais que especial. Anais do Congresso de educação básica. Florianópolis – SC, 2012.
MIRANDA. Theresinha Guimarães. A relação entre o professor da educação especial e da educação comum. Jorsen – Journal of research in special education needs, vol. 16, nº s1, 2016, p. 98-105.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Interface Educação Especial – Educação do campo: tempos, espaços e sujeitos. Anais da 38ª Reunião Educacional da ANPEd, São Luiz – MA, 2017.
OLIVEIRA, Naira Maria da Silva. O professor do atendimento educacional especializado: atuação e representações sociais. 49 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) Universidade de Brasília. Brasília – DF.
PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cad. Pesqui. São Paulo, v. 47, n. 165, p. 964-981, Sept. 2017.
POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Análise de uma Proposta de Plano de Desenvolvimento Individual: o Ponto de Vista do Professor Especialista. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.2, n.1, p. 55-72, jan.- jun., 2015
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. 9ª Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2008.
ROPOLI, E. A. et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
VILELA, Rita Amélia Teixeira; NAPOLES, Juliane Noack. A pesquisa sociológica “Hermenêutica objetiva”: novas perspectivas para a análise da realidade educacional e de práticas pedagógicas. Anais da 31ª Reunião Anual da Anped. Caxambú, 2008.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.