RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DA SALA COMUM E O PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.139-152

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Salas de recursos multifuncionais. Trabalho docente.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar e discutir a relação existente entre os professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado com os professores das salas de aula comum das escolas regulares municipais da região do Piemonte da Diamantina, Bahia. A pesquisa ocorreu no território conhecido como Piemonte da Diamantina, formado por 9 municípios. Os sujeitos entrevistados foram 36 professores de Educação Especial que atuam com Atendimento Educacional Especializado nas Salas de recursos multifuncionais, tanto urbanas quanto rurais, dos referidos municípios, sendo 35 mulheres e 1 homem. Foi possível observar que a relação entre esses docentes com os professores que atuam na sala de aula comum das redes municipais ainda está longe do que pode ser considerado aceitável para a implementação de uma proposta de inclusão educacional. É notório que os diversos problemas apresentados são consequências que decorrem principalmente da falta de formação inicial e continuada dos docentes que atuam na sala comum para atuar com alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Silva, O. O. N. da. (2023). RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DA SALA COMUM E O PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 139–152. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.139-152