INSPIRAÇÕES DE LICENCIATURAS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.126-138

Palabras clave:

Licenciaturas indígenas. Potenciais. Educação básica. Educação superior. Formação docente.

Resumen

A partir de pesquisa de doutorado sobre potencialidades e desafios de licenciaturas indígenas, o presente trabalho aborda potenciais desses programas no sentido de inspirações para renovações em sistemas e práticas de ensino da educação básica e superior, bem como na formação docente. A metodologia seguiu a perspectiva qualitativa cartográfica, em uma composição constituída pela leitura e análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e acompanhamento participativo em atividades de licenciaturas indígenas de diferentes regiões do Brasil e da Colômbia. As leituras de projetos pedagógicos, observações, atuações, conversações e escutas mostraram a consolidação de princípios importantes que têm sido teorizados para a educação, mas que ainda enfrentam dificuldades na sua consolidação prática e continuada no ensino convencional, como interdisciplinaridade, transversalidade, interculturalidade, envolvimento comunitário, participação, uso de diversas linguagens artísticas e relação com a realidade local. O texto aborda esses elementos com a apresentação de sistemas curriculares fundamentados em temas transversais, temas contextuais, currículo pós-feito e projeção comunitária, concretizados principalmente por meio da aprendizagem pela pesquisa. Essas propostas são discutidas junto ao diálogo com o pensamento complexo, através da obra de Edgar Morin, tendo como objetivo mais amplo a reflexão em direção ao direito a educações humanizadoras e emancipatórias.

Biografía del autor/a

Beatriz Osorio Stumpf, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa “Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e PPGEdu da UNISC.

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do SUl (UNISC)/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC)

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Publicado

2023-05-09

Cómo citar

Stumpf, B. O., & de Menezes, A. L. T. (2023). INSPIRAÇÕES DE LICENCIATURAS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 126–138. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.126-138