INSPIRAÇÕES DE LICENCIATURAS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.126-138Palavras-chave:
Licenciaturas indígenas. Potenciais. Educação básica. Educação superior. Formação docente.Resumo
A partir de pesquisa de doutorado sobre potencialidades e desafios de licenciaturas indígenas, o presente trabalho aborda potenciais desses programas no sentido de inspirações para renovações em sistemas e práticas de ensino da educação básica e superior, bem como na formação docente. A metodologia seguiu a perspectiva qualitativa cartográfica, em uma composição constituída pela leitura e análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e acompanhamento participativo em atividades de licenciaturas indígenas de diferentes regiões do Brasil e da Colômbia. As leituras de projetos pedagógicos, observações, atuações, conversações e escutas mostraram a consolidação de princípios importantes que têm sido teorizados para a educação, mas que ainda enfrentam dificuldades na sua consolidação prática e continuada no ensino convencional, como interdisciplinaridade, transversalidade, interculturalidade, envolvimento comunitário, participação, uso de diversas linguagens artísticas e relação com a realidade local. O texto aborda esses elementos com a apresentação de sistemas curriculares fundamentados em temas transversais, temas contextuais, currículo pós-feito e projeção comunitária, concretizados principalmente por meio da aprendizagem pela pesquisa. Essas propostas são discutidas junto ao diálogo com o pensamento complexo, através da obra de Edgar Morin, tendo como objetivo mais amplo a reflexão em direção ao direito a educações humanizadoras e emancipatórias.
Referências
CÉSAR, Janaína Mariano; SILVA, Fábio Hebert da; BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Pista Quali-Quanti: O lugar do quantitativo na pesquisa cartográfica. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia (Orgs.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. (153-174).
MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. p. (130-133).
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: UNESCO, 2003. 118 p.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2005a.
MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Tradução: Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 12 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 128 p.
MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro. Pedagogia da retomada: decolonização de saberes. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena – Universidade Federal de Goiás, v. 2, n. 1, p. 203-215, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável, Manaus/AM, 2014.
UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA, FACULTAD DE EDUCACIÓN, PROGRAMA DE EDUCACIÓN INDÍGENA. Documento Maestro del Programa Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, Medellín/CO, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.