EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.176-193

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Artes Visuais.

Resumen

Pensando no ensino para todos e na construção de uma sociedade inclusiva para com as diferenças e singularidades, este estudo teve como objetivo investigar a partir de documentos pedagógicos, os componentes curriculares relacionados à educação inclusiva nos cursos presenciais de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Escola de Design e o mesmo curso na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) associados a todos os campi da Universidade. Metodologicamente preocupou-se em analisar e comparar os currículos dos cursos de licenciatura das instituições, visto que as realidades das Universidades com base nesses documentos foram debatidas e comparadas entre si, bem como frente ao que diz a legislação, caracterizando a pesquisa como documental e comparativa. Como resultados, não podemos afirmar que as temáticas do contexto inclusivo não se fazem presentes por meio dos diálogos e das vivências do dia a dia nas Universidades referidas, mas sim, apontar essa fragilidade que corresponde em ambos os currículos, que não especifica e nem determina pautas específicas para se contemplar a temática, deixando a mesma para o acaso das aulas, dos momentos e das disciplinas.

Biografía del autor/a

Natália Adriana Couy Pinto, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e pós graduanda em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva; em Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino da Arte. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais e atua como Professora de Arte para alunos da Educação Básica.

Menderson Correia Bulcão, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Bacharel (UFRB - 2015) e Mestre (UFBA - 2020) em Museologia. Museólogo (nº. de registro 0413.I - COREM 1R/COFEM). Artista Visual. Cenógrafo. Produtor Cultural. Curador. Conselheiro (2018-2020) do Conselho Regional de Museologia - Corem 1 R. Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-graduação em Museologia (PPGMuseu) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) - Universidade Federal da Bahia (UFBA). .Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Contemplado com bolsa de estudos na categoria Mobilidade Acadêmica Internacional na Licenciatura em Cenografia - Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa (Portugal). Aprovado no edital de Bolsas Mobilidade Acadêmica Nacional - Programa Santander e ANDIFES. Assistente de Produção Cultural SENAC/BA (2016). Coordenador Executivo e Logística do Simpósio Cultura Artística e Conservação de Acervos Coloniais (Edital nº. 29/2012 - Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo). Curador da Exposição Cerâmicas de Coqueiros - 2012. Curador do Programa Educativo e Pesquisador na equipe da Exposição Hansen Bahia: um estudo do mais-que-sagrado e do mais-que profano nas obras da série Via Sacra. Colaborador nas Exposições: elaboração do texto curatorial de Arte Integra à Arte - 2016, projeto expográfico da Exposição Sertanejos e Cangaceiros (2012). Pesquisador na condição de Iniciação Cientifica nos projetos: Os sacrários da Catedral de Mariana e das matrizes de Ouro Preto - séculos XVIII e XIX - iniciação cientifica - IC - Bolsa FAPESB 2011-2012. Roubos de partículas eucarísticas em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX - - iniciação cientifica - IC - bolsa FAPESB 2012-2013. Arquitetura e arte funerária nos cemitérios de Cachoeira e São Félix - - iniciação cientifica - IC - Bolsa UFRB. Autor de capítulos e artigos de livros publicados: Museus e Paisagens Culturais Ano: 2016 (ISBN: 978-85-60812-08-0). 40 anos da Mesa de Santiago do Chile Ano: 2014 (ISBN: 978-85-63078-38-4), Anais UNICAMP (ISBN:978-85-98711-09-6), Revista Inter-legere UFRN (ISSN 1982-1662). Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM); Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Editor Adjunto da revista MultiAtual.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Pinto, N. A. C., Bulcão, M. C., & Rocha, R. S. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 176–193. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.176-193