EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.176-193Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Docente, Artes Visuais.Resumo
Pensando no ensino para todos e na construção de uma sociedade inclusiva para com as diferenças e singularidades, este estudo teve como objetivo investigar a partir de documentos pedagógicos, os componentes curriculares relacionados à educação inclusiva nos cursos presenciais de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Escola de Design e o mesmo curso na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) associados a todos os campi da Universidade. Metodologicamente preocupou-se em analisar e comparar os currículos dos cursos de licenciatura das instituições, visto que as realidades das Universidades com base nesses documentos foram debatidas e comparadas entre si, bem como frente ao que diz a legislação, caracterizando a pesquisa como documental e comparativa. Como resultados, não podemos afirmar que as temáticas do contexto inclusivo não se fazem presentes por meio dos diálogos e das vivências do dia a dia nas Universidades referidas, mas sim, apontar essa fragilidade que corresponde em ambos os currículos, que não especifica e nem determina pautas específicas para se contemplar a temática, deixando a mesma para o acaso das aulas, dos momentos e das disciplinas.Downloads
Publicado
2021-07-26
Como Citar
Pinto, N. A. C., Bulcão, M. C., & Rocha, R. S. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 176–193. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.176-193
Edição
Seção
Espaço Aberto
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.