CIDADE EDUCADORA: A DIMENSÃO CULTURAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DE SOLEDADE

Autores/as

  • Gisela Lamaison de Freitas Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
  • Eliara Zavieruka Levinski Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.75-87

Palabras clave:

Cultura. Cidade Educadora. Tradicionalismo. Práticas Pedagógicas.

Resumen

Esse estudo de natureza qualitativa e bibliográfica, objetiva refletir e compreender as contribuições da cultura dos cidadãos no processo educativo da Cidade Educadora, assim como socializar práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares no município de Soledade. O texto que ora apresentamos é um recorte do trabalho final do curso de Pós-graduação lato sensu Especialização Políticas e Gestão da Educação realizado in company entre a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Soledade. A cultura se constitui nas relações estabelecidas entre as pessoas, revela concepções, modo de pensar e viver, costumes e valores. Também está associada à produção de atividades artísticas e o desenvolvimento social. É uma dimensão que integra a formação identitária dos povos. No decorrer da reflexão pautaremos a concepção de cidade educadora, Soledade como Cidade Educadora, compreensões sobre a cultura como uma das categorias mobilizadoras da discussão, com ênfase ao tradicionalismo e os projetos e ações culturais, que inscrevem a vida cotidiana da população soledadense. A cultura influencia na formação da identidade dos cidadãos por meio das instituições sociais e integra uma dimensão fundamental de um território educador.

Biografía del autor/a

Gisela Lamaison de Freitas, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física e Especialista em Políticas e Gestão da Educação pela Universidade de Passo Fundo, professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Eliara Zavieruka Levinski, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação da Universidade de Passo Fundo – GPEPGE.

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Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Freitas, G. L. de, & Levinski, E. Z. (2021). CIDADE EDUCADORA: A DIMENSÃO CULTURAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DE SOLEDADE. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 75–87. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.75-87