CIDADE EDUCADORA: A DIMENSÃO CULTURAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DE SOLEDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.75-87Keywords:
Cultura. Cidade Educadora. Tradicionalismo. Práticas Pedagógicas.Abstract
Esse estudo de natureza qualitativa e bibliográfica, objetiva refletir e compreender as contribuições da cultura dos cidadãos no processo educativo da Cidade Educadora, assim como socializar práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares no município de Soledade. O texto que ora apresentamos é um recorte do trabalho final do curso de Pós-graduação lato sensu Especialização Políticas e Gestão da Educação realizado in company entre a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Soledade. A cultura se constitui nas relações estabelecidas entre as pessoas, revela concepções, modo de pensar e viver, costumes e valores. Também está associada à produção de atividades artísticas e o desenvolvimento social. É uma dimensão que integra a formação identitária dos povos. No decorrer da reflexão pautaremos a concepção de cidade educadora, Soledade como Cidade Educadora, compreensões sobre a cultura como uma das categorias mobilizadoras da discussão, com ênfase ao tradicionalismo e os projetos e ações culturais, que inscrevem a vida cotidiana da população soledadense. A cultura influencia na formação da identidade dos cidadãos por meio das instituições sociais e integra uma dimensão fundamental de um território educador.
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação Como Cultura. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.
__________. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
CABEZUDO, Alicia et al. Cidade educadora - princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004.
CRAIDY, Carmem. O enlaçamento do processo educativo com o projeto de cidade. Revista Fazeres e Saberes Educativos. Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas. Nº 1, 2002.
FREIRE, Paulo. II Congresso Internacional de Cidades educadoras, Gotenburgo, Suécia, 25-27 novembro, 1992.
GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos Cenpec. Nova série. v.1, n.1 (2006) Disponível: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/160/189>.
GOMÉZ-GRANELL, C; VILA, I. A cidade como projeto educativo. Barcelona: Artmed, 2003.
LESSA, Barbosa .Tese “o sentido e o valor do tradicionalismo”- I’ Congresso Tradicionalista –Santa Maria-1954
LEVINSKI, Eliara Z.; TASCHETO, Márcio. Cidade Educadora: um desafio para Passo Fundo. In. BARELLI, Cristiane et al (org). Caderno de educação socioambiental: projeto de extensão Goio-En “Saneamento para a vida”. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.
PARANÁ. Manual do Grêmio Estudantil. SEED, 2012. Disponível em http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gremio_estudantil/manualgremio.pdf. Acesso em: 13/06/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.