CORPO LEGAL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O CORPO?

Autores/as

  • Andrea Pereira Martins Vinhas UninCor
  • Cilene Margarete Pereira Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.132-151

Palabras clave:

Corpo, Documentos educacionais, Educação Básica, Educação Física.

Resumen

Este artigo apresenta como o conceito de corpo vem sendo tratado em documentos que regulamentam a Educação Básica no país, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNs/2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), dando especial destaque ao modo como a Educação Física, referente ao Ensino Fundamental, apreende a noção de corpo. Os documentos citados normatizam e direcionam as ações realizadas no âmbito escolar, servindo como ponto de partida obrigatório para a construção de currículos e de materiais educacionais e educativos para uso na educação formal ou informal. A análise dos documentos mostra uma elaboração do conceito de corpo, abandonando uma visão apenas técnica e fisio-biológica para se pensar também em cultura, historicidade e diversidade corporal.

Biografía del autor/a

Andrea Pereira Martins Vinhas, UninCor

Mestranda em Gestão, Planejamento e Ensino; educadora física.

Cilene Margarete Pereira, Unicamp

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; autora de A assunção do papel social em Machado de Assis: uma leitura do Memorial de Aires (2007), editado pela Annablume em parceria com a FAPESP, de Jogos e Cenas do Casamento (2011), editado pelas Appris e Prismas.

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Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Vinhas, A. P. M., & Pereira, C. M. (2021). CORPO LEGAL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O CORPO?. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 132–151. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.132-151