CORPO LEGAL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O CORPO?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.132-151Keywords:
Corpo, Documentos educacionais, Educação Básica, Educação Física.Abstract
Este artigo apresenta como o conceito de corpo vem sendo tratado em documentos que regulamentam a Educação Básica no país, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNs/2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), dando especial destaque ao modo como a Educação Física, referente ao Ensino Fundamental, apreende a noção de corpo. Os documentos citados normatizam e direcionam as ações realizadas no âmbito escolar, servindo como ponto de partida obrigatório para a construção de currículos e de materiais educacionais e educativos para uso na educação formal ou informal. A análise dos documentos mostra uma elaboração do conceito de corpo, abandonando uma visão apenas técnica e fisio-biológica para se pensar também em cultura, historicidade e diversidade corporal.
References
ALVES FILHO, Manuel. Base curricular é conservadora, privatizante e ameaça autonomia, avaliam especialistas. Jornal da Unicamp, Campinas, 4 dez, 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/12/04/base-curricular-e-conservadora-privatizante-e-ameaca-autonomia-avaliam. Acesso em: 24 de out. 2020.
ARROYO, Miguel G. Corpos resistentes produtores de culturas corporais. Haverá lugar na Base Nacional Comum? Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 15-31, set. 2016. ISSN 2175-8042. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p15. Acesso em: 18 ago. 2020.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 11, n. 1, p. 63-76, Jun 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2020.
BRASIL, L. D. B. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/19339/ldb_13ed.pdf?sequence=46. Acesso em: 27 mar. 2020
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf/@@download/file/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf. Acesso em: 25 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Educação física: Ensino de primeira à quarta série. I. Título.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Educação Física: Ensino de quinta a oitava séries. I. Título.
CARONI Mariana Malheiros; BASTOS Olga Maria. Adolescência e autonomia: conceitos, definições e desafios. - Revista de Pediatria SOPERJ. v. 15, no 1, p. 29-34, fev. 2015. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=641. Acesso em: 7 de ago. 2020.
CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar: desafiando a sua presumível imutabilidade. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 691-700, Dec. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400691&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 de mai. 2020.
COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 370-373, Dec. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400370&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 de mai. 2020.
DIAS, Diego Corrêa Lima de Aguiar. Direitos Humanos em sala de aula: a compreensão de professores sobre a aliança entre as suas disciplinas escolares e a EDH. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/32243/32243.PDF. Acesso em: 20 de nov. de 2020.
DICKMANN, Ivo; PERTUZATTI, Ieda. Uma visão panorâmica da LDB à BNCC: as políticas públicas de alfabetização, letramento e suas relações com a cultura corporal na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 113-129, set. 2016. ISSN 2175-8042. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p113. Acesso em: 11 mai. 2020.
FOGANHOLI, Claudia. O contexto da BNCC: reflexões sobre a diversidade na Educação Física Escolar. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 5-19, 2019. Disponível em: http://cp2.gov.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/viewFile/2474/1645. Acesso em: 28 de out. 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, Mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 de mai. 2020.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Adolescência e estigma no cotidiano escolar: reflexões à luz de Goffman e Bourdieu. IX ANDEP Sul – 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1089/704. Acesso em: 15 de out. 2020.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300215&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 de abr. 2020.
NOVAES, Renato Cavalcanti; TRIANI, Felipe da Silva; TELLES, Silvio de Cássio Costa. A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: desconstruindo o discurso neoliberal. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 70-84, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2373. Acesso em: 28 de out. 2020
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Educação Física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): história e historiografia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 28, n. 1, p. 51-75, June 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mai. 2020.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Problemas de salud de la adolescencia. Geneve: OMS; 1965. (Série de Informes Técnicos, 308). Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/38485/WHO_TRS_308_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 mai. 2020.
PEREIRA, Cilene Margarete. Corpo trans e (in)visibilidade no espaço escolar. CRISTOVÃO, Assunção et al. Corpo, tempo e espaço. Franca, 2000. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/criacao/arquivos/unifran/Ebook_Corpo-Tempo-Espaco.pdf?fbclid=IwAR09PJFLi6Iru3ytAhyUXxcZMzPdqrinJGggQDQloEPDz7irY0OqfwhYzNw. Acesso em 25 de fev. 2021.
PERES, Fumika; ROSENBURG, Cornélio P. Desvelando a concepção de adolescência/adolescente presente no discurso da Saúde Pública. Saúde soc., São Paulo, v. 7, n. 1, p. 53-86, julho, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901998000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 de ago. 2020.
PREVE, Ana Maria Hoepers; CORRÊA, Guilherme Carlos. Tudo passa pelo corpo. Motrivivência, Florianópolis, n. 15, jan. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5593/5355. Acesso em: 7 ago. 2020.
RODRIGUES, Anegleyce Teodoro. Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens e o componente curricular Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 32-41, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p32/32560. Acesso em: 18 ago. 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
SOUZA, Candida de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Adolescência em debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicol. Estud., Maringá, v. 23, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722018000100228&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 de out. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.